Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Conhecida por ter um dos melhores climas do Brasil, Santa Maria Madalena, na região serrana fluminense, pode também ganhar, em breve, o título de “Cidade das Estrelas”. Aprovado na Alerj, na terça-feira (14/12), o projeto de lei 5109/2021, de autoria do deputada Adriana Balthazar (Novo), concede o título ao município e autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes. O governador Cláudio Castro tem até 15 dias para vetar ou sancionar a nova lei.
Santa Maria Madalena abriga o Parque Estadual do Desengano, que cumpre rigorosamente o controle da poluição luminosa (provocada pela iluminação artificial) de forma a proteger e fomentar a realização de atividades de pesquisa e turismo ligadas ao campo da Astronomia. A partir de trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque receberá, nos próximos meses, a certificação internacional de Dark Sky Park, expedida pela Dark Sky Association, tornando-o, assim, o primeiro especializado em observação das estrelas do Brasil.
“Esse título é a realização de um projeto idealizado há anos para tornar a cidade uma referência nacional em pesquisa na área de Astronomia, fomentando o turismo e gerando emprego e renda para o município“, ressaltou a deputada Adriana Balthazar.
Esta semana, a Alerj também votará outro projeto de autoria da deputada que inclui no calendário de datas comemorativas do Rio de Janeiro a “Semana Estadual do Astroturismo”, autorizando o Poder Executivo a realizar, todos os anos, na semana posterior à primeira lua nova de setembro, ações para divulgar os locais e atrações voltadas ao turismo e à pesquisa de observação astronômica do Estado.