Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 16 de outubro, a Fazenda São José, em Osório Bersot, município de Santa Maria Madalena, foi palco de um Dia de Campo voltado para o cultivo de café Conilon.
O evento, promovido pelo SENAR Rio e SEBRAE, em parceria com o Sindicato Rural de Macabu, contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito de Conceição de Macabu, Valmir Lessa, o vice-prefeito, Barcelos Resina, além do vereador de Conceição de Macabu, Toninho da Saúde, de Santa Maria Madalena, Leandro da Tapera e líderes sindicais da região.
O encontro abordou o potencial econômico da cafeicultura conilon no Norte do Rio de Janeiro, região de baixa altitude, ideal para o plantio. Durante as palestras e visitas ao campo, os especialistas demonstraram a viabilidade do café na região, destacando seu retorno financeiro expressivo e sua capacidade de gerar empregos.
“Estudos apresentados indicam que é possível alcançar uma produtividade de 70 a 100 sacas por hectare, o que, com os preços atuais, pode gerar uma renda bruta entre R$ 70 mil e R$ 100 mil por hectare, proporcionando uma boa margem de lucro. O cultivo de café conilon se apresenta como uma excelente alternativa para propriedades pequenas e médias, sendo uma das opções mais rentáveis para os produtores”, disse José Braz Matiello, engenheiro Agrônomo e pesquisador da Fundação PROCAFÉ.
No encerramento, Valmir Lessa recebeu o livro ‘Cultura do Café no Brasil’, de José Braz Matielo, como símbolo do apoio à cafeicultura.