São Sebastião do Alto completa 131 anos de emancipação

O dia 17 de abril é uma data muito especial para a cidade de São Sebastião do Alto, que comemora 131 anos. A cidade é conhecida como a Mesopotâmia Fluminense devido ao seu clima agradável e condições geográficas que oferecem refúgios em meio à natureza.

Através da Lei Nº 1.208 de 24 de outubro de 1861, a Freguesia de São Sebastião do Alto é desmembrada do município de Cantagalo e anexada a Santa Maria Madalena, que se elevou à categoria de Vila, assegurando sua emancipação pela mesma lei.

São Sebastião do Alto
Pórtico de São Sebastião do Alto

Em 1855 foi elevado à Freguesia, obedecendo desta ao Município de Santa Maria Madalena e mais tarde à comunidade de São Francisco de Paula.

Em 17 de abril de 1891, foi elevado à cidade.

Com uma área de aproximadamente 397.180 km², São Sebastião do Alto é constituída pelos distritos da sede, Valão do Barro, Ipituna e Ibipeba. A sua economia é marcada, principalmente, pela presença da pecuária, destacando-se na produção de leite, sendo conhecido como um dos maiores fornecedores do estado. O município também possui plantações de cana de açúcar, cereais e legumes que valorizam o desenvolvimento da agricultura.

Em relação ao seu traço histórico, a cidade foi colonizada por imigrantes italianos e suíços, e tem a sua trajetória ligada à história de Cantagalo. O município teve grande parte do seu desenvolvimento marcado também pela produção cafeeira durante o século XIX, sustentada principalmente pelo trabalho escravo.

Prefeitura de São Sebastião do Alto
Prefeitura de São Sebastião do Alto

Com a abolição da escravatura, em 1888, a cidade passou a se desenvolver através da pecuária, atividade que ainda exerce, nos dias atuais, grande influência na economia local.

Quando o assunto são os atrativos turísticos, São Sebastião do Alto também tem muito a oferecer. No município, os visitantes podem conhecer atrativos históricos, culturais e naturais, que garantem ótimas experiências. Entre as principais atrações da cidade se destacam: o Horto Florestal; a APA Esperancinha; a Capela de Santa Irene; o Monte Santo; a Gruta Nossa Senhora de Lourdes; a Igreja de Nossa Senhora do Livramento; e a Igreja de São Sebastião do Alto.

O município também é conhecido por oferecer uma geografia que favorece a prática de esportes radicais, como trilhas off road e mountain bike que atraem muitos aventureiros. A região também realiza cavalgadas anualmente e ainda possui programas voltados para o agroturismo.

Ver anterior

Dia do Café: Secretaria de Agricultura destaca o trabalho dos cafeicultores do estado

Ver próximo

Espetáculo circense leva alegria ao público e abre as gravações do Projeto Caravana Carequinha

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!