São Sebastião do Alto completa 130 anos de história

História

Segundo historiadores, os primeiros habitantes de São Sebastião do Alto foram os índios das tribos Coroados e Goitacás. Eles habitaram a região até a chegada de exploradores na metade do século XVIII. Na época, muitos aventureiros escolheram o local para a exploração de metais preciosos. Bandos de desbravadores se revezavam as margens dos rios Macuco, Negro e Grande e eram, inclusive, comandados pelo famoso bandoleiro “Mão de Luva”.

Após diversas tentativas frustradas de encontrar o metal precioso, os aventureiros foram deixando a região, e apenas alguns pequenos grupos permaneceram no local. Os colonizadores passaram a adotar uma nova forma de desenvolvimento, baseada principalmente na agricultura. Os novos povos eram compostos de estrangeiros como Italianos e Portugueses, além de Caboclos e Negros. Todos foram, aos poucos, responsáveis pela criação do arraial de São Sebastião do Alto, elevado, em 1852, à categoria de Curato (pequeno povoado), com freguesia em Santa Rita, no município de Cantagalo.

Após esse período, a localidade continuou a prosperar e dois anos depois foi elevada à freguesia. Em 1861, o pequeno vilarejo desmembrou-se do município de Cantagalo, porém passava ainda a depender da cidade de Santa Maria Madalena. Na época, São Sebastião do Alto se destacava com lavouras produtivas, principalmente pelo trabalho escravo. O período durou até 1888, com a chegada da abolição da escravatura.

Por fim, foi em 17 de abril de 1891 que São Sebastião do Alto foi elevado à categoria de cidade. A partir do período, o município se reinventou e passou a destacar-se, principalmente, na pecuária. Através da força do seu povo, a cidade vem alcançando o seu desenvolvimento e buscando sempre novas conquistas.

O município hoje

Prefeitura São Sebastião do Alto
Prefeitura São Sebastião do Alto

Atualmente, São Sebastião do Alto tem uma população estimada pelo IBGE de 9.387 habitantes (sendo aproximadamente 7.589 eleitores). Com o gentílico de altense, o município é composto pelos distritos da sede, Valão do Barro, Ipituna e Ibipeba. Sua economia é baseada, principalmente, na pecuária, destacando-se na produção de leite. Além disso, suas plantações de cana de açúcar, cereais e legumes valorizam o desenvolvimento da agricultura local.

Entre os seus principais atrativos turísticos se destacam o Horto Florestal, a Capela de Santa Irene, o Monte Santo, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, e a Igreja de São Sebastião do Alto. Além disso, a geografia da cidade favorece a prática de esportes radicais como o mountain bike, que atrai muitos aventureiros.

Após as eleições de 2020, Alif Rodrigues da Silva (Solidariedade) é o prefeito da cidade, enquanto Nicomedis Latini (Solidariedade) é o vice-prefeito. Hoje, ocupa o cargo de Presidente da Câmara, o vereador Reinaldo Gonçalves (Cidadania). Além dele, a cidade elegeu mais 8 representantes, são eles: Vânia Rodrigues (Solidariedade); Karen Rocha (Solidariedade); Arildo Vieira (PSD);Lequinha (PSD); Alédio (PSC); Mário Henrique (DEM); Manoel dos Santos (DEM) e Geraldo Carvalho (Cidadania).

Ver anterior

Quando o imunizante contra a gripe deve ser tomado durante vacinação contra a Covid-19?

Ver próximo

Policiais civis, militares e rodoviários federais, além de bombeiros, recebem primeira dose da CoronaVac

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!