Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
História
Segundo historiadores, os primeiros habitantes de São Sebastião do Alto foram os índios das tribos Coroados e Goitacás. Eles habitaram a região até a chegada de exploradores na metade do século XVIII. Na época, muitos aventureiros escolheram o local para a exploração de metais preciosos. Bandos de desbravadores se revezavam as margens dos rios Macuco, Negro e Grande e eram, inclusive, comandados pelo famoso bandoleiro “Mão de Luva”.
Após diversas tentativas frustradas de encontrar o metal precioso, os aventureiros foram deixando a região, e apenas alguns pequenos grupos permaneceram no local. Os colonizadores passaram a adotar uma nova forma de desenvolvimento, baseada principalmente na agricultura. Os novos povos eram compostos de estrangeiros como Italianos e Portugueses, além de Caboclos e Negros. Todos foram, aos poucos, responsáveis pela criação do arraial de São Sebastião do Alto, elevado, em 1852, à categoria de Curato (pequeno povoado), com freguesia em Santa Rita, no município de Cantagalo.
Após esse período, a localidade continuou a prosperar e dois anos depois foi elevada à freguesia. Em 1861, o pequeno vilarejo desmembrou-se do município de Cantagalo, porém passava ainda a depender da cidade de Santa Maria Madalena. Na época, São Sebastião do Alto se destacava com lavouras produtivas, principalmente pelo trabalho escravo. O período durou até 1888, com a chegada da abolição da escravatura.
Por fim, foi em 17 de abril de 1891 que São Sebastião do Alto foi elevado à categoria de cidade. A partir do período, o município se reinventou e passou a destacar-se, principalmente, na pecuária. Através da força do seu povo, a cidade vem alcançando o seu desenvolvimento e buscando sempre novas conquistas.
O município hoje
Atualmente, São Sebastião do Alto tem uma população estimada pelo IBGE de 9.387 habitantes (sendo aproximadamente 7.589 eleitores). Com o gentílico de altense, o município é composto pelos distritos da sede, Valão do Barro, Ipituna e Ibipeba. Sua economia é baseada, principalmente, na pecuária, destacando-se na produção de leite. Além disso, suas plantações de cana de açúcar, cereais e legumes valorizam o desenvolvimento da agricultura local.
Entre os seus principais atrativos turísticos se destacam o Horto Florestal, a Capela de Santa Irene, o Monte Santo, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, e a Igreja de São Sebastião do Alto. Além disso, a geografia da cidade favorece a prática de esportes radicais como o mountain bike, que atrai muitos aventureiros.
Após as eleições de 2020, Alif Rodrigues da Silva (Solidariedade) é o prefeito da cidade, enquanto Nicomedis Latini (Solidariedade) é o vice-prefeito. Hoje, ocupa o cargo de Presidente da Câmara, o vereador Reinaldo Gonçalves (Cidadania). Além dele, a cidade elegeu mais 8 representantes, são eles: Vânia Rodrigues (Solidariedade); Karen Rocha (Solidariedade); Arildo Vieira (PSD);Lequinha (PSD); Alédio (PSC); Mário Henrique (DEM); Manoel dos Santos (DEM) e Geraldo Carvalho (Cidadania).