São Sebastião do Alto tem uma das maiores bacias leiteiras do estado

Anúncio foi feito durante a abertura da Exposição de Valão do Barro

Após 15 anos sem realizar a tradicional festa agropecuária da cidade, Valão do Barro, segundo distrito de São Sebastião do Alto, realizou, no último final de semana, a XXI Exposição Agropecuária, e com grande público. Para receber o público, o parque de exposições passou por uma reforma geral e recebeu piso asfáltico por todo o espaço. O destaque do evento foi o concurso leiteiro, que reuniu vários produtores, além das tradicionais barracas, shows e concurso da rainha.


Presente à abertura do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, reafirmou o compromisso do Governo do Estado em investir na Região Serrana. “O resgate de um evento que há anos não era realizado na cidade marca um momento positivo de recuperação da Região Serrana. São Sebastião do Alto é uma das maiores bacias leiteiras da região e, consequentemente, uma das maiores fornecedoras da Cooperativa Agropecuária de Macuco. A população precisava resgatar esse orgulho. Por isso, não medimos esforços para contribuir com a realização da exposição e promover o desenvolvimento de outras áreas com grande potencial  na cidade, como a agricultura e a piscicultura. O desenvolvimento do interior é fundamental para o crescimento do estado”, discursou o secretário Felipe Peixoto.

O prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos (PT), comentou a importância do evento para a autoestima da população. “O mais gratificante é sentir o orgulho da população com o retorno do evento, que só foi possível pelo apoio de todos e, especialmente, do Governo do Estado, que proporcionou toda a estrutura e auxiliou na divulgação. Paralelamente, a presença do governo, através da Ceasa-RJ (Central de Abastecimento do Estado do Rio de janeiro) e da Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), tem contribuído para a qualificação das atividades, o que reflete diretamente no desenvolvimento da cidade e contribui para a melhoria de vida”, declarou Bastos.

Semana passada, técnicos do escritório regional da Fiperj ministraram o curso básico de piscicultura, com ênfase em tilápia, para 30 criadores de Valão do Barro. A unidade da Fiperj, em Cordeiro, atende 14 municípios, promovendo a assistência aos produtores de pescado, cursos de capacitação e pesquisas.

Quem compareceu pode conferir um pouco dos projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional nos estandes da Ceasa-RJ e da Fiperj. Funcionários das duas instituições estaduais orientavam o público.

Carmo se destaca em eficiência de vacinação contra a aftosa

A Secretaria de Agricultura de Carmo conseguiu um grande resultado na última campanha de vacinação contra a febre aftosa: 99,31% do rebanho foi vacinado e, com isso, o município se tornou o quinto melhor do estado em eficiência na vacinação e o primeiro da região. Vale ressaltar que os quatro municípios do estado do Rio de Janeiro com índice melhor que o de Carmo – Angra dos Reis, Mangaratiba, Porto Real e Rio das Flores – têm rebanhos consideravelmente menores.

O município de Carmo tem rebanho total de 28.993 animais. Deste total, 28.869 foram vacinados. O número total de bovinos e bubalinos só é menor que o de Cantagalo e São Sebastião do Alto na região do núcleo de Cordeiro. Mesmo com este grande rebanho, o município conseguiu um índice elevadíssimo de vacinação, que é de responsabilidade do produtor rural. A Secretaria de Agricultura monitora e auxilia no processo.

A febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Dá-se em todas as idades, porém há diferenças de suscetividade de espécie. A doença é produzida pelo menos por seis tipos de vírus, sendo que três foram isolados na África e os demais apresentam ampla disseminação. Não há transmissores, o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e à luz.

A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção. O vírus ataca a boca, língua, estômago, intestinos, pele em torno das unhas e na coroa. Devido às lesões entre os cascos, o animal tem dificuldade de se locomover. Os surtos de aftosa surgem repentinamente e com muita frequência. Todos os animais suscetíveis do rebanho apresentam os sintomas praticamente ao mesmo tempo. A intensidade da doença é muito variável. Na forma leve, as perdas podem alcançar uns 3%, enquanto que, nas graves, alcançam 30% a 50%, porém, em média, a mortalidade é baixa nos adultos e elevada nos jovens.

– No último dia da campanha, visitamos todos os produtores que ainda estavam inadimplentes, então nós conseguimos orientar alguns e atingir esse número. Se o rebanho bovino tiver incidência de aftosa, a carne não pode ser consumida. Se esse trabalho não for feito, toda a comercialização do município é prejudica. Não é um problema local, é nacional – concluiu o secretário municipal de Agricultura, Adriano Fernandes.

Governo do Estado investe nas estradas rurais da Região Serrana

Ação conjunta dos programas Rio Rural, Estradas da Produção e da Emater-Rio garante escoamento de gêneros alimentícios

Na Região Serrana, estradas vicinais dos municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis vêm recebendo aplicação de material de revestimento primário (brita tipo bica corrida) para melhorar a condição operacional de acesso dos moradores e de escoamento da produção agrícola. 

Executadas pelos escritórios de engenharia rural da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), através do programas Estradas da Produção e Rio Rural Emergencial, as obras somam R$ 1,9 milhão, em recursos financiados pelo Banco Mundial. São, ao todo, quase 30 mil metros cúbicos de material aplicado em 83 trechos de vias rurais considerados críticos em 22 microbacias hidrográficas. A iniciativa conta, ainda, com a parceria das prefeituras dos municípios contemplados, que fornecem mão de obra e serviços.

Em Nova Friburgo, o agricultor Antônio José Botelho Morais, conhecido popularmente como Zezé, está satisfeito com o trabalho de revestimento na via que dá acesso ao sítio onde vive, na localidade de Salinas. Com ajuda da esposa, cuida das lavouras de brócolis americano e couve-flor, escoadas para o Rio de Janeiro. “Há três anos, não tínhamos melhoria por aqui. Os moradores é que tinham que arcar com a própria manutenção da estrada. Tudo ficou melhor agora”, afirmou. Já Ozório Francisco Fernandes, que vive há mais de 50 anos com a família em Salinas, acha que a melhoria nas estradas valoriza o lugar onde mora. “O serviço está muito bem feito”, disse.

Nova Friburgo é o único município da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro com quatro microbacias trabalhadas simultaneamente pelo Rio Rural. No primeiro semestre deste ano, foram realizados sorteios que definiram a ordem de liberação de recursos para aplicação em projetos de desenvolvimento sustentável nas microbacias de São Pedro da Serra, Salinas/Santa Cruz e São Lourenço, beneficiando, ao todo, mais de 400 famílias de agricultores.

Ainda neste ano, estão previstos sorteios nas microbacias Barracão dos Mendes e um segundo em Salinas/Santa Cruz, que vai contemplar 300 famílias. Ao todo, serão R$ 5 milhões investidos através de recursos não reembolsáveis ao produtor. Atualmente, o Rio Rural está em fase de elaboração do PID (Plano Individual de Desenvolvimento), uma das etapas de planejamento.

Garota Cordeiro vence concurso em Valão do Barro

Após mais de 15 anos parada, a Exposição Agropecuária de Valão do Barro, segundo distrito de São Sebastião do Alto, volta em grande estilo e até promove um concurso para escolha da rainha da festa, evento que reuniu as modelos eleitas este ano para representar as suas cidades nessas disputas regionais de beleza.

Após análise dos jurados, o título ficou com a Garota Cordeiro Alexsandra dos Santos, de 18 anos de idade, que conseguiu a maior pontuação da banca examinadora.

Bastante aplaudida, já que o evento foi uma das grandes atrações, Alexsandra dos Santos recebeu a faixa e a premiação com o prefeito Carmod Bastos (PT) e a primeira-dama Isolda Bastos. Para eles, a eleição foi um marco importante do retorno da festa, que agradou em cheio os moradores do distrito.

Ver anterior

Duas mil motos na Trilha do Galo

Ver próximo

Sérgio Reis e Pedro Garcia cantam juntos em Valão do Barro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!