São Sebastião do Alto vai criar o Fundo Municipal da Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura de São Sebastião do Alto está se preparando para reunir e catalogar todos os artistas locais para a criação do Plano Decimal, assim objetivando a reestruturação de ações e também visando à formação do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Segundo o secretário Raphael Daflon, em 2016 o setor dará um salto positivo por ter total apoio das autoridades, por reuniões com esse intuito tenham sido realizadas e, assim, no próximo ano, acontecerá a votação do Legislativo  e Executivo para a criação do plano e FMC.

Falando um pouco da expectativa para o ano novo, o sonho de todos do setor é criar a cultura mais organizada, com autonomia e com aberturas para recebimento de verbas federais e estaduais. Ainda segundo o secretário, hoje o município de São Sebastião do Alto realiza festas tradicionais, como Paixão de Cristo, desfiles cívico-escolares, com presença de banda marcial, festas juninas, apoio às festas do interior, Exposição Agropecuária em Valão do Barro, segundo distrito, Festival de Folias de Reis, Festival de Teatro, exposição de artesanatos, apresentação do Grupo Bumba Meu Boi, com alunos do Ciep 274, resgate cultural da história do município e apoio da abertura do Museu Hermes Ferro. 

Hoje, a Secretaria de Cultura conta com cinco funcionários, um assessor e animadores culturais, que vêm desenvolvendo ótimo trabalho. Um dos pontos que chamam a atenção é a oficina de teatro, que conta com cerca de 60 alunos inscritos. Neste mês de dezembro inauguram o seu espetáculo com entrega de certificados aos formandos.

Para completar, dentro de São Sebastião do Alto existe a Associação Folclórica de Folias de Reis e a Sociedade Musical Santa Irene de Nazareth, que muito alegram a comunidade quando solicitadas.  “Vale dizer que a sociedade musical de nosso município foi contemplada recentemente como Ponto de Cultura e irá receber o valor de R$180 mil em três anos para investimentos para compra de instrumentos, manutenção, contratação de instrutores e viabilização de expansão de professores para o interior do município”, informou Raphael Daflon.

Ver anterior

Escritor trajanense comemora 20 anos de lançamento de seu primeiro livro

Ver próximo

Martinho da Vila fará concerto de Natal em Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!