Veterano de guerra participa de encontro com alunos em Itaocara
No último dia 01 de junho, foram divulgados os resultados do Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (Profaps), que colocaram a Saúde Básica de Cantagalo como a melhor da região Serrana e entre as quatro melhores do Estado do Rio de Janeiro, obtendo a melhor nota juntamente com outros três municípios.
O estudo, realizado pelo governo estadual, analisa quais cidades cumpriram as metas de qualidade nos serviços prestados pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde (APS) e o resultado divulgado agora corresponde ao ano de 2020.
O estudo é realizado pelo governo estadual com o intuito de avaliar quais cidades cumpriram as metas de qualidade nos serviços prestados pelas prefeituras na Atenção Primária à Saúde (APS). Dos 8 indicadores analisados, Cantagalo atingiu ou superou as metas em todos analisados.
Alguns dos indicadores analisados foram: Razão de atendimentos médicos e de enfermeiros (as) aos diabéticos na APS e a estimativa de adultos diabéticos cobertos pela Estratégia Saúde da Família, acompanhamento pré-natal e cobertura de triagem neonatal biológica no SUS. Em acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Bolsa Família Cantagalo atingiu 94% de cobertura. Ainda em Saúde Bucal, o Município atingiu a nota máxima. Este indicador tem como objetivo medir o escopo de ações realizadas pelas equipes de Saúde Bucal na ESF.
“Quero parabenizar os profissionais de saúde de nosso município, que além de conseguir atender as expectativas na atenção básica, ainda estão se desdobrando para atuar no combate à pandemia e abraçam a causa do município de Cantagalo. Atualmente, graças a este trabalho, integralizamos 21.803 cadastros de munícipes, totalizando 104,5% da meta estipulada de acordo com o IBGE”, destacou Janaína Guzzo, coordenadora da Atenção Básica no município de Cantagalo.
O Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (PREFAPS) é a atual estratégia para o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Ou seja, o município fica apto a receber mais recursos estaduais para investir ainda mais na saúde da população.
“Este resultado é fruto do trabalho e planejamento bem realizado. Quero destacar a importante informatização de todo nosso setor, que colabora muito para o trabalho das equipes. Agradeço ao Prefeito que nos dá o apoio e a todos os colaboradores da Saúde de Cantagalo, que são fundamentais para este bom resultado. Seguimos sempre em busca de melhorar ainda mais”, destacou o secretário de Saúde de Cantagalo, Márcio Barbas.
Link para os resultados: https://www.saude.rj.gov.br/atencao-primaria-a-saude/noticias-saps/2021/06/saps-divulga-resultados-do-prefaps-em-2020