Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
“Chegou a hora de retribuir toda acolhida e carinho dos cantagalenses”, disse Saulo Gouvea
Eleito com a maior votação já dada a um político em Cantagalo, alcançando 10.491 votos, o equivalente a 79,48% do total, o cirurgião-dentista Saulo Gouvea (PT) foi empossado no cargo de prefeito em sessão solene da Câmara Municipal, realizada na manhã desta terça-feira, 1º de janeiro, no salão do Colégio Estadual Lameira de Andrade, comandada pelo vereador reeleito Antônio Geraldo (PP), o mais velho entre os eleitos, conforme diz o Regimento Interno do Legislativo.
Ausência muito notada foi a do ex-prefeito Guga de Paula (PP), que não participou da posse e nem fez a prometida transmissão de cargo na Prefeitura, quando até havia prometido sair do local montado em uma mula, seu animal preferido. Dias antes da posse, os dois se desentenderam, o que justificou a ausência, embora, segundo Saulo Gouvea, já tenham se acertado novamente no domingo, 30 de dezembro. No entanto, a ex-primeira-dama, Jussara Figueira de Paula, participou do evento e também continua à frente da Secretaria de Assistência Social.
– Preciso da ajuda e colaboração de todos por entender que a participação popular é fundamental para construirmos uma Cantagalo ainda melhor – destacou o prefeito, já empossado, durante seu discurso. Anunciando o secretariado, muitos dos quais mantidos da gestão de Guga de Paula, o novo prefeito reafirmou sua intenção de trabalhar com uma equipe essencialmente técnica. “Nossa intenção não é só dar continuidade a um governo que dispensa qualquer comentário, mas, também, escrever uma nova história na política do nosso município”, disse.
Emocionado em vários momentos do discurso, Saulo Gouvea voltou a eleger saúde e educação como os maiores alvos da sua gestão. “São pilares do desenvolvimento de qualquer povo. Essas duas áreas terão atenção especial do nosso governo”, enfatizou, chamando a atenção para projetos de aproveitamento integral do horário escolar, além de qualificação profissional para os professores. Falando especificamente da saúde, disse que já começou a discutir com outros prefeitos da região o fortalecimento do setor por meio de um consórcio intermunicipal que funcione e que realmente traga resultados aos municípios envolvidos. “As centrais de regulação não funcionam adequadamente, deixando aqueles que dependem do Sistema Único de Saúde muitas vezes sem atendimento ou mesmo à mingua em leitos de enfermarias de hospitais pouco resolutivos”, exemplificou.
Em rápidas investidas, o discurso se voltou a um “passeio” por vários setores governamentais, como meio ambiente, saneamento básico, habitação, agropecuária, entre outros. “Atividades ligadas ao campo também serão alvo de muita atenção, considerando a vocação e a extensão territorial de nosso município”, frisou. Ele também afirmou que pretende investir em cursos técnicos voltados às reais necessidades do município para que todo o aprendizado técnico seja utilizado no próprio município. Finalizando, Gouvea também conclamou os 11 vereadores eleitos e reeleitos a, junto ao Governo Municipal, pautar suas ações somente pensando no bem-estar coletivo: “devemos deixar de lado qualquer vaidade, ressentimento ou interesses pessoais.”
O vice-prefeito Edivaldo Oliveira (PMDB) também discursou e agradeceu pela expressiva votação obtida, informando seu desejo de ser parceiro do prefeito na “empreitada” que terão pelos próximos quatro anos. “Quero dar a minha contribuição na gestão e não vou decepcionar. Quero fazer por onde retribuir cada um dos votos que recebemos”, disse Oliveira.