‘Se nos consolidarmos como um grande centro de formação de mão de obra, mais empresários virão investir aqui’

Semana passada, um encontro reuniu empresários do setor de moda íntima, metalmecânico e autoridades dos municípios de Cordeiro, Macuco e Cantagalo e contou com o repasse de importantes ações já realizadas na região com apoio da Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense, além da apresentação do case de sucesso do APL da Moda Íntima de Nova Friburgo, que demonstra como o associativismo empresarial produz resultados positivos concretos.

Um breve histórico da Comissão Intermunicipal da Firjan/Cirj (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Centro Industrial do Rio de Janeiro) foi apresentado pela coordenadora, Fabiane Esteves, que explicou o papel da comissão e destacou a atuação da Firjan e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para o desenvolvimento econômico da região em 2013, proporcionando ganho em organização, suporte de profissionais especializados e cursos de qualificação, que terão oferta de vagas e temas ampliados.

Também foram destacadas ações como a Caravana Tecnológica para a divulgação de editais de financiamento e incentivo à inovação para empresas, reuniões com representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para discutir questões ambientais, tratamento de resíduos sólidos e o espaço empresarial organizado durante a Exposição de Cordeiro, além da Caravana do Sesi Cultural, que levou para Cordeiro o grupo Cidade Negra em uma apresentação especial de fim de ano, proporcionando mais lazer e cultura para a região.

Durante o encontro, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Cordeiro, Ronaldo Ferreira, destacou a importância dos empresários se mobilizarem em torno de interesses comuns, para cobrarem agilidade nas ações públicas na região, que tem um dos maiores potenciais de crescimento do estado e conta com dois centros de formação para os polos de moda e metalmecânico, utilizados para cursos do Senai.

Esse ponto de vista foi reforçado pelo presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), Marcelo Porto, que compartilhou sua experiência de bons resultados obtidos através da união dos empresários do Polo de Moda de Nova Friburgo e Região, gerando mais competitividade. “Os empresários são o corpo do sindicato, são a sustentação da estrutura que faz acontecer em cada localidade. A troca de informações entre os setores, a interação e a confiança são fundamentais para agir e gerar resultados”, disse.

No encerramento do evento, a presidente da Representação Regional da Firjan, Nelci Layola, pontuou a importância de que mais empresários participem das reuniões da comissão, pois as ações da Federação das Indústrias para a região são pensadas de acordo com a demanda e a tentativa de beneficiar um maior número de empresários.

– A região possui uma logística crítica, pois está distante das rodovias federais e será prejudicada se não se unir em prol de uma vocação comum. Se nos consolidarmos como um grande centro de formação de mão de obra, mais empresários virão investir aqui. O horizonte é muito largo, rico em possibilidades, e estar na frente é bom por isso – concluiu. A próxima reunião será em março. Mais informações através do e-mail firjan.friburgo@firjan.org.br.

Ver anterior

Professores capacitados

Ver próximo

Concessionária Rota 116 inicia obras de novo acostamento em Duas Barras

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!