Para estimular iniciativas que promovam a inovação, o desenvolvimento, e a integração entre os gestores municipais e os micro e pequenos empreendedores locais, foi realizado o “Encontro de Prefeitos da Região Serrana I”, no dia 9 de maio, em Bom Jardim. A ação foi promovida pelo Sebrae/RJ e a Rede de Agentes de Desenvolvimento Regional.
A ação reuniu representantes de Bom Jardim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Sumidouro, Trajano de Moraes, Macuco, Santa Maria Madalena, e Carmo. Na abertura do encontro, Tito Ryff, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio e, Leandro Marinho, gerente de Atendimento do Sebrae Rio, falaram sobre o quanto o Sebrae valoriza essa parceria com as prefeituras, trabalhando na desburocratização da abertura de empresas e geração de oportunidades locais.
A presidente da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana I, Maria José Caldogno, abordou os resultados da rede nesses dez anos de atuação, e citou a recente parceria com a Caixa Econômica para trazer crédito para a região. “Nossa região tem sido a que mais empresta em quantidade e em valores também. Já ultrapassamos em três meses a casa de R$ 2 milhões de recursos muito pulverizados, estamos liderando 70% do estado do Rio”, disse ela.
Durante o encontro, também aconteceram as palestras dos consultores do Sebrae, com as seguintes temáticas: “Desenvolvimento e as Cidades” e “Diagnóstico do TCE/RJ sobre o grau de maturidade de Compras na Região”. Além disso, houve a apresentação do caso de sucesso de como a prefeitura de Recife tem usado a Inteligência Artificial para ofertar serviços aos cidadãos, feita por Rafael Figueiredo, Procurador do Estado de Pernambuco.
A coordenadora do Sebrae/RJ em Serrana I, Fernanda Gripp, finalizou o evento falando sobre a importância das Salas do Empreendedor, que é uma ferramenta de simplificação e desburocratização para os empresários. “É o local onde o empresário é recebido e tem que ser colocado um tapete vermelho para ele. Temos que atacar a área de compras públicas, que é um gargalo que os empresários têm por falta de preparo”, ressaltou. Fernanda também falou sobre o programa de educação empreendedora com apoio do PDDE (Programa Dinheiro Direto nas Escolas), e convidou o prefeito Leonan, de Cordeiro, para compartilhar sua experiência com a implementação do programa e os resultados que vêm acontecendo por lá.
Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Bom Jardim, Affonso Henriques Monnerat, e o vice-prefeito Ronaldo Azevedo; de Nova Friburgo, Johnny Maycon Cordeiro Ribeiro, e o vice-prefeito Rodrigo Ascoly; de Cachoeiras de Macacu, Rafael Muzzi de Miranda; de Cantagalo, Emanuela Teixeira Silva, e vice-prefeito Julio Marcos Carvalho; de Cordeiro, Leonan Lopes Melhorance, e o vice-prefeito Elvis Mutti; de Duas Barras, Armando Rosemberto Mattos Teixeira; de Sumidouro, Galileu de Freitas; o vice-prefeito de Trajano de Moraes, Helio Luiz Fazoli de Moraes, o vice-prefeito de Macuco, João Batista da Silva Oliveira, a primeira dama e Secretária de Assistência Social de Santa Maria Madalena, Erika Perdomo, e o vice-prefeito Cosme Ouverney, e o Secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento de Carmo, Reginaldo Machado.