Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Programa será implantado junto a produtores rurais, indústrias e transportadores para melhorar a qualidade do produto no Brasil
Produtores de leite, transportadores e indústrias de laticínios são o alvo de uma iniciativa nacional que deverá elevar o padrão de qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros. O Programa Alimentos Seguros para a cadeia produtiva do leite (PAS Leite) foi lançado no último dia 25 de julho, no auditório da sede do Sebrae, em Brasília.
O PAS Leite é uma iniciativa da instituição, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), dos serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite).
A solução foi desenvolvida pelo Sebrae com o objetivo de aumentar a segurança e a melhoria da qualidade do leite produzido no país. A adesão ao programa deve ser feita, preferencialmente, pelas indústrias de laticínios e entidades representativas do segmento, que indicarão os produtores e transportadores que participarão das atividades teóricas e práticas.
Mais que aprimorar a produção de leite e derivados, a solução oferece as condições adequadas para que os produtores e os laticínios atendam aos requisitos do mercado e da legislação nacional – Instrução Normativa nº 62 do Mapa. O leite produzido com a observância das boas práticas resulta num produto com qualidade superior e, portanto, com maior valor agregado, que possibilitará um ganho maior aos diversos elos da cadeia.
De acordo com o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Enio Pinto, toda a cadeia produtiva e de consumo será beneficiada com as técnicas disseminadas pelo PAS Leite. “O consumidor terá acesso a leite e derivados seguros, de melhor qualidade e com maior durabilidade; o transportador evitará contaminação durante a coleta e o transporte; e a indústria aperfeiçoará processos por meio de boas práticas de fabricação”, explica.
O PAS Leite está disponível para implantação em todo o território nacional. As indústrias, cooperativas, associações, grupos e ou produtores que tiverem interesse em aderir ao programa deverão entrar em contato com o Sebrae, Senar, Senai em seu estado ou com a Embrapa – Gado de Leite. Os produtores rurais e as micro e pequenas empresas interessadas na implantação do programa poderão ser apoiadas pelo Sebrae, por meio do Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia).