Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio no município de Nova Friburgo, explica os projetos na região. Foto: Thiago Magno.
Durante um café da manhã, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae), os representantes da instituição, Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio no município de Nova Friburgo; Thaissa Costa da Assessoria de Comunicação, Marketing e Relacionamento Digital do Sebrae Rio; e o assessor de Imprensa Thiago Magno, apresentaram os trabalhos que estão sendo feitos e serão implementados na região.
Da região, participaram do encontro representantes do JORNAL DA REGIÃO, da TV Zoom, do Jornal de Conselheiro Paulino, do jornal A Voz da Serra e blogs de Nova Friburgo.
Região possui 43,7 mil pequenos negócios
Juntas as cidades de Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Carmo, Sumidouro, Duas Barras, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Macuco, possuem mais de 43,7 mil pequenos negócios. Dessas empresas, o segmento que mais chama a atenção dos empreendedores da região é o de Serviços (35,02%), Comércio (32,99%) e Indústria (26%). Mais de 56,12% dessas empresas estão concentradas em Nova Friburgo; 10,59% em Cachoeiras de Macacu e 6,91% em Bom Jardim.
Dentro das empresas em atividade na região, moda (21,31%), construção civil (10,11%) e alimentação fora do lar (9,13%) são os principais destaques. Em 2022, o Serviço Brasileiro de ?Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) Rio na Região Serrana I já atendeu mais de 1,6 mil empreendedores.
“A missão do Sebrae é promover a cultura empreendedora, aprimorar e desenvolver a gestão de negócios. Desde o final de 2020, o Sebrae está com escritório com amplo espaço para receber empreendedores para palestras, oficinas e capacitações. É um espaço inovador e moderno, onde o empresário vai ter a oportunidade de se capacitar e fazer networking”, ressalta Fernanda Gripp, coordenadora do Sebrae Rio no município de Nova Friburgo.
Arroz Anã
O distrito de Cantagalo, São Sebastião do Paraíba, tem uma pequena localidade denominada Porto Marinho, que guarda entre seus 200 habitantes um segredo: o arroz anã. Esse cereal tem origem ainda desconhecida, mas já se sabe que veio de fora do país há muitas décadas e que os agricultores locais permanecem até hoje com o cultivo das sementes, mas com o tempo, outros tipos de arroz foram se misturando ao original, transformando-o numa espécie híbrida e bastante saborosa. Tão diferente, que atrai ecochefs e pode ser o responsável por colocar a localidade na lista de Indicação Geográfica no Brasil, como Denominação de Origem – que apresenta qualidades e características exclusivas de um produto de determinada região.
Inspiração na sua Porta
O projeto nasce com a ideia de ser um evento itinerante em bairros e/ou comunidades, próximas às escolas envolvidas com o projeto JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em situações de dificuldades econômicas e sociais, entre outras. O incentivo ao empreendedorismo nessas comunidades promove uma possibilidade de mudança na vida de muitas famílias e, quando os pais entendem as premissas do empreendedorismo, os filhos acabam sentindo menos resistência ao ingressar no JEPP.
Prêmio Prefeito Empreendedor
Ao todo, foram 30 projetos finalistas na etapa estadual. O município de Macuco foi o grande premiado na edição desse ano, em duas categorias: Empreendedorismo na Escola e Governança Regional e Cooperação Intermunicipal. O município de Cordeiro foi premiado na categoria Sala do Empreendedor. Foram três prêmios para a região.
Compras públicas
Por meio da Lei Geral da MPE, o Sebrae Rio realiza encontros entre empresários e governo para apresentar os benefícios de compras aos pequenos negócios e as oportunidades de compras para as prefeituras.