Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Difundir programas voltados ao ensino nos municípios, levando em conta que a Educação Empreendedora tem estimulado constante e significativamente os estudantes, seja nas redes Públicas ou Privadas. Esse foi um dos principais intuitos do SEBRAE/RJ ao realizar, no dia 28 de agosto, em sua sede principal, na cidade do Rio de Janeiro, o ‘Primeiro Encontro Estadual de Secretários Municipais de Educação’, reunindo aproximadamente 60 municípios fluminenses.
O SEBRAE/RJ vislumbrou essa iniciativa como uma forma de promover a Educação Empreendedora e popularizar cada vez mais esse método tão bem recebido pela comunidade escolar e que vem fomentando crescentemente as habilidades e os comportamentos, que por sua vez têm se mostrado comumente alinhados à construção de projetos de vida e ao trabalho planejado com organização e empolgação, impulsionando uma visão de futuro mais ampla e construtiva.
Representando Macuco, a secretária de Educação Claudia Vogas e a assessora pedagógica Marcelle Wollu aprovaram o evento, ocorrido no momento em que o Programa Nacional de Educação Empreendedora celebra seu 10º aniversário e comemora a influência bastante positiva nas escolas durante essa década. “Trabalho espetacular, que leva ao ambiente escolar princípios empreendedores sutis, mas repletos de aprendizado e o que é melhor, absolutamente gratuitos. Isso exibe a disposição do SEBRAE em formar conceitos entre alunos e professores, desde o Ensino Fundamental até o Superior com a mesma qualidade”, declarou a secretária macuquense.
O evento ofereceu visão detalhada de atividades estratégicas pedagógicas inovadoras propostas aos municípios, destacando metodologias estimulantes e que promovem competências empreendedoras entre os alunos. É esse enfoque que promete continuar gerando novas ações e oportunidades, inspirando a criatividade e a capacidade de solucionar problemas. A ‘Educação Empreendedora e o Futuro do Trabalho’ foi o tema que antecedeu ao debate sobre a relação entre competências empreendedoras e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorando as opiniões sobre como esse documento pode enriquecer o cenário educacional brasileiro.
“O encontro entre o SEBRAE/RJ e secretários de Educação representa um passo significativo em direção a um sistema educacional que prepara alunos para os desafios do futuro e também os capacita a moldar ativamente esse futuro. Hoje, precisamos compreender os ideais educacionais e as inovações alinhadas às necessidades de evolução da sociedade e do mercado de trabalho”, emendou Claudia Vogas.