Sebrae treina servidores municipais e pequenos empresários a fornecer às prefeituras

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Macuco realizou o curso ‘Compras Governamentais’, do programa ‘Compra Mais’, para gestores públicos, na Cooperativa de Macuco e na Câmara. O curso é dividido em duas turmas: de dia para os gestores; à noite para pequenos empresários. O curso foi encerrado no dia 11 de abril.

O objetivo foi conscientizar os gestores sobre a importância de comprar mais dos pequenos negócios e capacitá-los para que aprendam como utilizar os diversos sistemas de compras disponíveis, além de orientar os empresários sobre os procedimentos necessários a participarem de licitações e como oferecer seus serviços às prefeituras.

Através do programa ‘Compra Mais’, as micro e pequenas empresas poderão ampliar sua participação nas compras governamentais. Segundo o Sebrae, essas empresas representam 99% dos empreendimentos do país e são responsáveis por empregar cerca de 50% da mão de obra. No entanto, participam de apenas 28% das compras por parte do Governo Federal. Sendo assim, nos estados e municípios, a participação dos pequenos negócios nas aquisições públicas também pode aumentar.

O programa foi desenvolvido para atingir os 92 municípios do estado com objetivo de fortalecer estes empreendimentos e, consequentemente, desenvolver a economia local.

CORDEIRO TAMBÉM CAPACITA: Pensando na melhor atuação dos servidores na elaboração de documentos públicos e visando a maior participação dos empresários locais nas licitações do município, a Prefeitura de Cordeiro também ofereceu o curso ‘Compras Governamentais – Como Fornecer para a Administração Pública e Reduzir Riscos’.

Ministrado pelos consultores do Sebrae Marcos de Sá Pereira e Altair Márcio de Souza, o curso foi realizado, na parte da manhã, com os servidores públicos e, à noite, com os empresários locais, que se inscreveram na Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico do Estado.

Para Marcos de Sá, a iniciativa do município no cumprimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é um grande diferencial. “Fico impressionado com o envolvimento de Cordeiro, que está sempre em contato conosco, buscando cursos de capacitação, e tem se destacado na implantação e no desenvolvimento da lei”, disse.

CANTAGALO EMPENHADO: Esta semana – com início segunda-feira passada (15) e término nesta quinta-feira, dia 18 –, a Prefeitura de Cantagalo, o Sebrae, o Governo do Estado e a Associação Comercial (Aciacan) se uniram para oferecer aos servidores (durante o dia) e empresários (à noite) o mesmo tipo de capacitação.

Na abertura, o prefeito Saulo Gouvea (PT) disse esperar que a participação das pequenas empresas aumente consideravelmente nas licitações. “Vamos fazer a nossa parte, mas precisamos seguir a lei. Nessa parceria, tudo vai ser bem melhor”, destacou.Em Cantagalo, o curso de qualificação – que também atendeu ao município de Carmo esta semana – também se voltou a fornecedores, microempreendedores individuais, contadores, representantes de entidades de classe, cooperados, associados e potenciais fornecedores.

Ver anterior

Votação dá superpoderes à Câmara altense para cassar prefeito

Ver próximo

Campeonato da Associação dos Criadores de Pássaros de São Sebastião do Alto

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!