Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Desta vez o projeto itinerante chega à Itaocara, região Noroeste do Estado. Nos dias 25 e 26 de agosto, o município receberá a oitava edição do evento, um serviço de utilidade pública totalmente voltado para o produtor rural, que leva ao município e entorno tecnologia e conhecimento visando o aumento da eficiência produtiva e assim impulsionar o agronegócio fluminense.
– Estamos na 8° edição desse projeto, o evento tem por objetivo impulsionar o agronegócio no estado. Leva aos agricultores conhecimento além de prestar serviço com suporte necessário com profissionais da nossa secretária. Os participantes vão contar com palestras ampliando seu acesso ao mundo da tecnologia – ressaltou Alex Grillo, secretário estadual de Agricultura.
O evento serve de instrumento de apoio para o produtor que anseia o crescimento de seu negócio. O projeto é uma realização da Pesagro-Rio, através da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa com a parceria da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ).
Itaocara é a 5ª maior produtora de leite do Noroeste, responsável pela produção de 7.575.923 litros de leite no ano de 2021 (escritório local Emater Rio). A Cooperativa Agropecuária de Itaocara Ltda (CAPIL), fundada em 22 de outubro de 1951 é uma das poucas cooperativas que mantem a recepção de leite no estado, beneficiando mais de 1.000 cooperados em 10 municípios. A pecuária de leite é importante contribuinte para a economia do interior do estado do Rio, sendo muitas vezes a principal atividade das famílias no norte e noroeste, em Itaocara, apesar da diversidade nas atividades agropecuárias, o leite representa a principal atividade para mais de 550 famílias, tornando a atividade estratégica para o desenvolvimento econômico do município e da região.
Dentre as palestras programadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) vai participar abordando o tema ‘Análises de Solo’, no intuito de promover um gerenciamento positivo da qualidade das lavouras para um rendimento adequado no período fértil. O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, reforçou os benefícios da capacitação continuada aos produtores rurais.
– Estamos sempre planejando ações de atendimento e formação técnica aos agricultores para prover melhores tecnologias de cultivo e manejo das culturas agrícolas e desenvolver a produtividade das cadeias locais. O evento é uma oportunidade de conhecer mais sobre os resultados recentes na cadeia de bovinocultura leiteira, por exemplo, que é um dos grandes potenciais na região – salientou.
O produtor que estiver presente no local terá acesso aos serviços oferecidos pela nossa secretaria. O projeto percorrerá mais 2 municípios este ano. O próximo será em Cambuci.