Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na manhã do dia 20 de janeiro, aconteceu o “Sarau Euclidiano – Euclides, Prazer em Conhecer” na Rodoviária Municipal, no centro de Cantagalo.
O Sarau marcou o aniversário de 157 anos do escritor cantagalense Euclides da Cunha. Música, poesia e um bate-papo sobre vida e obra do autor fizeram parte das atividades. Muitas pessoas se aproximaram para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do ilustre escritor.
“Este foi o primeiro de muitos eventos euclidianos que serão realizados em 2023“, destacou Andréa Reis, assessora de Cultura do município de Cantagalo.
Neste dia 20 de janeiro de 2023, seria o aniversário de 157 anos de Euclides da Cunha. Ele nasceu em Cantagalo, no dia 20 de janeiro de 1866, e faleceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 1909.
Militar e jornalista, Euclides marcou sua vida pelo livro Os Sertões, a partir da cobertura jornalística, para o jornal O Estado de São Paulo, do conflito envolvendo rebeldes sertanejos e o Exército Brasileiro na Bahia.
A obra de Euclides reúne jornalismo, história e uma interpretação original da sociedade brasileira, revelando ao Brasil o sertanejo e o Brasil profundo ignorado nos meios urbanos.
Ao chegar ao sertão da Bahia, Euclides era portador dos preconceitos do final do século XIX contra o mestiço e a mestiçagem, mudou de opinião ao conhecer Canudos e redescobriu o sertanejo, sintetizado na frase que ficou famosa: “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”.