Secretaria de Agricultura desenvolve programas para estimular produtor

A Secretaria de Agricultura ainda desenvolveu ações de criação de projetos que visam recebimento de recursos de mais de R$ 1,4 milhão de emendas parlamentares destinadas ao desenvolvimento sustentável da agricultura, com aquisições de equipamentos agrícolas, caminhões, patrulhas mecanizadas, tratores, re­tro­escavadeiras, caminhão bas­culante, roçadeiras, enxadas rotativas, plainas, grades hidráulicas niveladoras, arados de discos, trituradores pesados e carretas agrícolas.

 

Alimentação escolar também beneficia 66 agricultores familiares

Garantia de produtos frescos e de boa qualidade traz benefícios não só aos alunos da rede municipal, mas aos agricultores. Por isso, atendendo à chamada pública para a compra direta de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura elaboraram projeto de comercialização de hortifrutigranjeiros, que beneficia 66 agricultores familiares com mais de R$ 597 mil até dezembro deste ano.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural está elaborando reuniões para a criação do Selo para Indicação Geográfica (IG) do caqui. Outros produtos muito conceituados de Nova Friburgo e que estão em estudo para a possível inclusão no projeto são morango, couve-flor e goiaba. Este selo será um diferencial para as culturas produzidas na região, que substituem o uso indiscriminado de insumos químicos pela aplicação de insumos biológicos, naturais e benéficos para incrementar a produção, por exemplo.

Nesta área, o que Nova Friburgo vem fazendo é desenvolver um programa que vem dando certo em várias partes do País. Em diversas regiões, os agricultores têm sido auxiliados e têm recebido incentivos exatamente por conta de programas voltados a adquirir boa parte da produção de alimentos do próprio município para o preparo da merenda escolar.

As prefeituras têm publicado em seus sites e em órgãos oficiais editais de convocação de produtores rurais para a realização de cadastro e respectivo registro de preços. Com isso, eles passam a fazer parte do programa. Os produtores interessados devem procurar orientação sobre programas semelhantes nas secretarias municipais de Agricultura ou de Educação.

Com um comprador certo, como as prefeituras, os produtores, a maioria em sistema de agricultura familiar, conseguem se capitalizar e realizar importantes investimentos próprios ou na produção, ampliando os negócios e os seus horizontes no desenvolvimento agrícola.

Ver anterior

Produtores de Bom Jardim se recuperam com apoio do Rio Rural

Ver próximo

Próximo encontro do Seminário Economia Criativa será nesta sexta, em Cordeiro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!