Secretaria de Desenvolvimento Econômico prepara série de encontros nos municípios

Objetivo é movimentar a economia

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços realiza, este ano, encontros com as administrações municipais para debater, com empresários e poder público, alternativas para o desenvolvimento econômico local. O primeiro encontro de 2013 foi realizado em Vassouras, no Sul do estado, no mês de março, com participação da subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Durante a visita, a subsecretária e sua equipe puderam conhecer o sistema produtivo da unidade fabril da empresa de produtos alimentícios Crec 13. A empresa, beneficiada pela lei 5.636/10, gera 50 empregos na região. O diretor executivo, João Cláudio Carvalho Júnior, ressaltou a importância da inclusão da indústria na lei. “Antes da inclusão na lei, não tínhamos como competir com empresas de fora do estado. Com o benefício, conseguimos manter a empresa aberta e continuar gerando emprego e renda para Vassouras”, garantiu.

Os projetos da secretaria para o desenvolvimento do estado foram apresentados pela subsecretária Dulce Ângela Procópio no plenário da Câmara durante reunião pública com empresários locais. Entre os temas, os Arranjos Produtivos Locais (APL), o programa de artesanato, o Compra Rio e o Rio é Design. “Só o Compra Rio já ultrapassou a marca de R$ 2 bilhões em negócios desde a sua criação. O Compra Rio proporciona o aumento do poder de compra no estado”, destacou.

A AgeRio, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, apresentou as disponibilidades da agência em financiar o micro e pequeno empreendedor, além do microempreendedor individual. As linhas de crédito para ações municipais também foram apresentadas. Já a Companhia para o Desenvolvimento Industrial do Estado (Codin), vinculada à secretaria, colocou à disposição a experiência em atração de empresas. A companhia ajuda no mapeamento de áreas e na elaboração de distritos industriais.

A importância da prevenção de desastres foi destaque na palestra do presidente do DRM (Departamento de Recursos Minerais), Flávio Erthal. “Através de um estudo, pudemos fazer o levantamento de áreas de risco no município. Mas é importante que o acompanhamento seja feito, através da capacitação de agentes públicos, que possam nos auxiliar”, afirmou.

Ver anterior

Cordeiro terá curso da construção civil do Senai

Ver próximo

Cambucá corre risco de desaparecer

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!