Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Inscrições vão até 31 de maio. Trabalho vencedor será anunciado no dia 27 de setembro
Tradicional por todo o estado do Rio de Janeiro, o bordado agora vai ganhar ainda mais expressão. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços realizará o 1º Concurso de Bordados. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 de maio, através do site do programa – www.programadeartesanato.rj.gov.br. Para participar, os artesãos deverão estar inscritos no Programa de Artesanato do Estado do Rio.
São registros únicos, exclusivos e transbordando cor e história. O bordado é uma forma de criar desenhos e figuras ornamentais a mão em diversos tipos de superfícies e materiais. Com agulhas, fios de lã, seda, algodão, linho, entre outros, a arte revela a um pedaço da cultura do lugar onde são produzidos. “O bordado é uma atividade artesanal ligada profundamente à história do estado do Rio de Janeiro. Encontramos a sua manifestação em todas as regiões do estado, com características próprias, facilmente identificáveis. Acredito que esse concurso trará um belo retrato de nossos bordados”, diz a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.
O concurso é constituído por três etapas. Na primeira, as peças inscritas serão analisadas e escolhidas por votação popular via internet. Na segunda etapa, será montada uma exposição das obras, que ficará aberta a visitação no período de 10 de julho a 20 de agosto, quando poderão ser votadas pelos visitantes e também pelo site. Na última etapa, as 30 peças finalistas serão submetidas a um júri composto por representantes de cinco instituições que melhor contribuam para o desenvolvimento do artesanato no estado do Rio. O júri irá selecionar os três melhores trabalhos, que receberão prêmios de acordo com sua classificação. O artesão responsável pelo melhor bordado, que será conhecido no dia 27 de setembro, receberá R$ 5 mil.
A iniciativa pretende incentivar os artesãos a criarem produtos de qualidade, mediante o uso de conhecimentos específicos, desenhos e técnicas de bordado de modo inovador. O objetivo maior é assegurar a melhoria da qualidade do trabalho e de vida do artesão gerando mais emprego, renda e preservando as tradições culturais da região.