A Prefeitura de Itaocara/RJ, através da Secretaria Municipal de Educação lançou, nesta quarta-feira (12/02), o projeto Trilha Biotecnológica, em parceria com o Instituto Biasse Socioambiental (IBSA). A parceria vai fortalecer a educação ambiental nas escolas e o uso consciente dos recursos, através de ações na área de educação ambiental, esporte e socioeducativas a serem realizadas na sede do IBSA. O projeto atenderá toda a rede municipal até o ano que vem.
O projeto tem como objetivo promover o ensino, pesquisa e extensão na área de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental, médio e superior por meio de visitação na Trilha Biotecnológica, com ênfase na temática biotecnologia, em um fragmento de Mata Atlântica no município de Itaocara/RJ.
Neste ano, serão desenvolvidos projetos pilotos com algumas escolas. A partir da próxima semana o pesquisador de Pós-doutorado do Centro de Ciências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Prof. Dr. Anselmo Biasse se reunirá com a equipe pedagógica da secretaria de educação para planejar ações a serem desenvolvidas e em momento oportuno culminando na reformulação do Plano Político Pedagógico (PPP) da rede municipal.
O IBSA é a primeira ONG de Itaocara e região que possui sede própria promovendo ações que integram ensino, pesquisa e extensão nas áreas ambiental e biotecnologia.