Secretaria de Estado de Saúde confirma nova variante do coronavírus nos municípios do interior

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro identificou uma nova variante do coronavírus em circulação. Ela foi batizada de P.1.2, por ser mutação ocorrida na linhagem P1, descoberta em Manaus e que permanece prevalente no estado do Rio de Janeiro.

Ainda não se sabe se a nova variante pode ser mais transmissível ou mais letal. Ela apresenta sete novas mutações em comparação com a P.1, sendo uma delas, a A262S, na proteína S, a parte do vírus que é alvo de anticorpos e da maioria das vacinas contra a Covid-19.

Além das mutações que já existiam na P.1, tivemos uma a mais na proteína S, e outras mutações em outras proteínas que também podem ser importantes. Ainda não podemos dizer que a variante P.1.2 é mais isso ou aquilo. Já estamos fazendo estudos para avaliar, no entanto, os resultados demoram um pouco — afirma Ana Tereza Vasconcelos, coordenadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Foram investigadas nesta etapa do estudo 376 amostras de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen/RJ), entre os dias 24 de março e 16 de abril. A P.1.2 foi identificada em 5,85% das amostras.

Já tínhamos sequenciado semanas atrás oito desses genomas com a P.1.2 na Região Norte Fluminense, em Conceição de Macabu. Fizemos mais sequências esta semana e percebemos que ela tinha se dispersado para outras cidades e saindo da Região Norte e indo para Região Metropolitana também e outros locais. Agora estamos fazendo mais (sequenciamentos genéticos). Ela (P.1.2) pode continuar aparecendo ou até sumir. Por isso, precisamos fazer o monitoramento genético, sequenciando“, afirma Vasconcelos.

Comunicado – Trajano

Secretario municipal de Saúde, Junior Azevedo, e o Coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco
Secretario municipal de Saúde, Junior Azevedo, e o Coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco

A Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi notificada no dia 7 de maio, pela Secretaria Estadual de Saúde, sobre as novas variantes existentes e circulantes do Novo Coronavírus, no município.

O anúncio foi feito oficialmente pelo secretário municipal de Saúde, Junior Azevedo e pelo Coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco. A notificação feita a Coordenação de Vigilância em Saúde foi por e-mail, informando que, em amostras avaliadas aleatoriamente pelo Laboratório Central Noel Nutels – LACEN-RJ, foram encontradas variantes P1 e P1.2 em circulação no município.

Comunicado – Itaocara

A Prefeitura Municipal de Itaocara, através da Secretaria Municipal de Saúde, também comunicou que após a realização do sequenciamento genético realizado pelo laboratório da Secretaria Estadual de Saúde, que a variante P.1 da Covid-19 foi identificada no município. Essa variante, que foi identificada pela primeira vez em Manaus, tem um alto poder de transmissão. Diante dos fatos, a Prefeitura pediu à população que redobrem os cuidados.

Comunicado – Macuco

O prefeito Bruno Boaretto fez novo alerta à população
O prefeito Bruno Boaretto fez novo alerta à população

Já o prefeito Bruno Boaretto fez novo alerta à população para redobrar os cuidados com o coronavírus. Após receber do Governo do Estado a confirmação de um caso da variante do vírus na cidade, o prefeito e sua equipe estudam ações mais restritivas para resguardar a população. Nesse fim de semana, a Gestão Municipal repassará novamente orientações ao comércio e às entidades religiosas.

Ver anterior

Após dez aumentos consecutivos, preços da gasolina e do etanol recuam em abril

Ver próximo

Municípios recebem R$ 5,8 bi da primeira parcela de maio do Fundo de Participação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!