Secretaria de Meio Ambiente alerta para os perigos de queimadas e as punições deste crime ambiental

O período de tempo seco com a baixa umidade relativa do ar é propenso para a ocorrência de incêndios florestais e, no boletim desta última segunda-feira(23), emitido pelo CEMADEN-RJ, a região Serrana II onde Cantagalo está inserido está classificada com risco muito alto para tal tipo de ocorrência. Neste sentido, a Secretaria de Meio Ambiente alerta a população para os perigos das queimadas.

A preocupação com a ocorrência de queimadas é ainda maior e pede maior atenção de todos. Pela legislação (Lei Federal 9.605/98), provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a penalidades, como detenção de até 4 anos. E é passível de multa segundo a Lei Municipal 1.107/2012.

A saúde é outro fator afetado pela poluição do ar decorrente das queimadas urbanas, principalmente em tempos de seca. Pessoas que são acometidas de problemas respiratórios como, bronquite, asma, sinusite e rinite, nariz entupido, rouquidão, tosse alérgica, conjuntivite, irritação nos olhos e garganta, alergia e vermelhidão na pele, e doenças cardiovasculares, sofrem muito com a seca e a poluição do ar que pode agravar ainda mais as doenças.

É importante esclarecer e orientar a população para que tenham consciência. Devemos buscar a preservação do nosso meio ambiente e o combate às queimadas é uma de nossas lutas”, explica o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edy.

Para denúncias, podem ser utilizados os canais da Secretaria de Meio Ambiente como pelo e-mail meioambiente@cantagalo.rj.gov.br ou telefone: (22) 2555-5649, ou ainda também pelo Disque Denúncia Linha Verde: 0300 253.

Ver anterior

Criação da Comissão de Agricultura na Câmara de Macuco

Ver próximo

Representantes da concessionária Águas do Rio visitam a Prefeitura de Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!