Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Técnicos apresentaram plano de trabalho para execução de um plano regional
A arquiteta e urbanista Márcia Maria Bounassar e o arquiteto e urbanista Osmani Vicente Júnior, da Empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, com sede em Londrina (PR), se reuniram, no último dia 25 de setembro, na sede da Secretaria de Governo de Nova Friburgo, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, com o superintendente de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), Marcelo Reis; a secretária executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (Comudes), Maria Olímpia; o presidente da Empresa Municipal de Saneamento de Habitação, Urbanização e Saneamento (Emhab), Ulisses Rangel; e o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carlos Ronald.
Na oportunidade, a representante da DRZ apresentou o plano de trabalho da empresa para a execução do Plano Regional de Saneamento Básico com Base Municipalizada nas Modalidades Água, Esgoto e Drenagem Urbana. A DRZ foi a vencedora da licitação da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e vai atender a 11 municípios do estado do Rio de Janeiro: Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Campos. Eles estiveram, em 26 de setembro, em São Fidélis e, em seguida, subirão em direção ao Rio de Janeiro, percorrendo os outros municípios que serão atendidos.
Os representantes da DRZ estiveram em Campos dos Goytacazes, onde participam da reunião do Comudes e visitaram as instalações da empresa Vital Engenharia, como o aterro sanitário, o auto-clave e o antigo lixão. Os representantes da empresa também visitaram a Secretaria de Obras, que é responsável pela parte de drenagem do município.
Eles também conheceram a Estação de Tratamento de Água da Coroa e a Estação de Tratamento de Esgoto da Chatuba, onde tiveram uma noção de como é feito tratamento de água e esgoto em Campos, a tecnologia que é utilizada, o sistema utilizado, o controle de qualidade.
CRONOGRAMA: Marcelo Reis afirmou que, a partir de agora, existe todo um cronograma de etapas, que contempla diagnóstico do município, prognóstico, metas e objetivos. “O plano é interessante para a Prefeitura. É o que a Prefeitura quer. Já iniciamos o plano e temos um volume de demandas muito grande. Vamos priorizar a Baixada Campista, que é muito importante pela questão dos canais. Queremos que o plano saia do papel. Estamos na fase da elaboração do plano e temos perspectivas que, em janeiro de 2013, já tenhamos a minuta do ante-projeto para ser apresentado à comunidade por meio de audiência pública”, projetou o superintendente da Seplag.
– Temos um horizonte de em 25 anos atender a 100% do município. Já estamos avançando muito nesse sentido. A Emhab está com um processo de licitação para levar água tratada para 45 localidades num prazo de execução de 18 meses. Hoje, temos seis estações de esgoto e a sétima em obras; mais 12 estações de tratamento de água. Temos 85% da sede do município com água tratada e 70% da sede com coleta de esgoto e 100% tratado. Campos é a terceira cidade do estado em saneamento. Estamos no 23° lugar entre os municípios com população acima de 400 mil habitantes, segundo dados de 2008 – informou Marcelo Reis.