Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Cantagalo dará início, na próxima segunda-feira, 22 de outubro, ao sistema de coleta seletiva do lixo doméstico, que antes estava previsto para agosto. O atraso, conforme explicou o secretário Chico Ismério, foi devido ao período eleitoral e a algumas adaptações de ordem técnica.
A partir de agora, está sendo veiculada uma campanha de informação e conscientização da população sobre a necessidade de participação de todos separando, em casa, o lixo seco do lixo molhado. Ou seja: não se deve mais misturar restos de comida e casas de alimentos, por exemplo, com papel, papelão, plástico, vidro e outros tipos de lixo seco.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o material recolhido é separado na usina de reciclagem e compostagem de lixo e, posteriormente, é reaproveitado. O lixo orgânico (o lixo molhado, como restos de comida) vira adubo orgânico, que é distribuído, gratuitamente, aos produtores do município. O que pode ser reciclado (plástico, vidro, papel, papelão, entre outros) é negociado com indústrias que reaproveitam esses materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
– Por isso, é importante a participação de todos. Com a coleta seletiva de lixo, ganha a gente e ganha o meio ambiente – destacou o secretário, acrescentando que o sistema de coleta seletiva está sendo implantado, simultaneamente, em todos os cinco distritos do município.