Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O município de Trajano de Moraes voltou a fazer a desinfecção e higienização dos espaços públicos. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, com orientação da Vigilância e Saúde. Todo o cronograma foi pautado pelo secretário Juninho Azevedo, em acordo com o prefeito Rodrigo Viana e com o vice Matias Mendes. A higienização acontece nos pontos de maior movimento e aglomeração de pessoas.
Os funcionários utilizam bombas de pulverização, o que resulta em ganho na desinfecção. “A medida visa garantir mais uma vez uma limpeza mais intensa em locais com um maior fluxo de pessoas. Com essa desinfecção, a prefeitura espera diminuir em até 50% o poder de contaminação do vírus, que vem crescendo no município apesar das medidas de prevenção já tomadas. As desinfecções são feitas por funcionários com uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e roupas de proteção apropriadas para não ter riscos de contaminação”, explicou o secretário Juninho Azevedo.
A Prefeitura de Trajano de Moraes recomenda que neste momento a população permaneça em casa, evitando aglomerações, e ao sair usem máscara e respeitem o decreto municipal. “Atuamos com profissionais preparados. Nosso foco é a prevenção ao coronavírus. Não estamos medindo esforços para tentar combater o vírus na cidade. Agradeço a população por estar fazendo sua parte e a nossa equipe que tem se dedicado integralmente para preservar vidas”, disse Azevedo.
A mistura usada segue orientação do coordenador de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco e serve especialmente para a higienização dos locais. O produto combina água, cloro e hipoclorito de sódio (composto químico usado frequentemente como desinfetante e alvejante), conforme recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em seguida a mistura vai para as bombas costais de pulverização.
Vale ressaltar que as medidas adotadas no combate à pandemia de coronavírus em Trajano de Moraes e nos distritos seguem os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos federal, estadual e municipal – em atendimento ao decreto publicado pelo prefeito Rodrigo Viana – com atualização diária exigida pelo protocolo de combate ao Novo Coronavírus.