CINE+ Itaocara reinaugura com Festival de Cinema Italiano e entrada gratuita
Fiscais do Serviço de Inspeção Estadual SIE/RJ, vinculados à secretaria estadual de Agricultura, realizaram a “Operação Caseiros” de combate à fabricação irregular de produtos de origem animal no município de Carmo.
A operação, que contou com apoio da polícia militar e aconteceu após uma denúncia anônima, constatou que, além de não possuir licença sanitária para a produção, havia grande quantidade de rótulos falsificados no local.
Foram identificadas, ainda, condições péssimas higienicossanitárias e estruturais das instalações onde eram manipulados os produtos, evidenciando o risco do consumo dos alimentos ali produzidos.
Na operação foram apreendidos e destruídos todos os produtos impróprios para o consumo, que totalizaram 42 kg de queijo minas frescal; 105 kg de manteiga; 750 kg de queijo meia cura; 40 kg de linguiça de porco; 25 kg de banha de porco e, aproximadamente, 10 mil rótulos falsificados. Os produtos e os rótulos adulterados foram destruídos e encaminhados para o aterro sanitário municipal.
Segundo o Coordenador do SIE-RJ, André Sampaio, a ação foi registrada na Delegacia de Polícia local e, de acordo com a polícia, os responsáveis deverão ser ouvidos e podem responder criminalmente por crimes contra a saúde pública, evasão fiscal, sistema financeiro e falsificação ideológica.
A operação foi chamada de “Caseiros”, em referência a produtos agropecuários produzidos sem nenhum controle higiênico, sanitário e licença correspondente.