Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
O mês de setembro chega ao fim deixando um legado quando o assunto é Meio Ambiente. Intercâmbio, plantio de mudas de árvores nativas, palestra, diálogo e conscientização foram ações 100% planejadas pela secretária municipal de Meio Ambiente em Trajano de Moraes, Jurema de Souza Grativol – Juju, e equipe. E para não deixar o mês passar em branco, as ações começaram por uma visita no Aterro Sanitário no distrito de Osório Bersot – Santa Maria Madalena e na Floresta Estadual José Zago – Floe, no bairro Represa em Trajano de Moraes. Uma parceria foi feita com a Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com Juju, o objetivo é deixar o aluno instigado a vivenciar valores e práticas de consumo e de descarte de resíduos baseados em cooperação, respeito às pessoas e ao meio ambiente natural. Durante o passeio educativo, os estudantes receberam muitas informações sobre preservação ambiental. Os alunos receberam instruções sobre o destino correto do lixo e dos materiais recicláveis mostrando também a diferença entre um lixão e um aterro sanitário e destino correto do chorume.
“É muito importante lembrar que não se trata de uma simples visita ao aterro sanitário, mas uma aula prática em campo importantíssimo para os alunos. O fato de eles estarem fora da sala de aula vendo na prática como funciona todo o processo que envolve o lixo que geramos diariamente e a dimensão que tudo isso pode atingir faz com que assimilem melhor os conhecimentos”, explicou.
Na Floresta Estadual José Zago – Floe, os alunos plantaram mudas no Dia da Árvore. “Ações como estas nos relembram da responsabilidade que temos com o nosso lugar e, para darmos a nossa contribuição, buscamos entender como poderíamos somar esforços para impactar positivamente a sociedade e o plantio dessas mudas é uma dessas formas. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo Viana, ao vice Matias Mendes pelo incentivo, a secretária de Educação Cleide Siqueira pela parceria, e ao José Ângelo por nos receber na Floe”, concluiu.