Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, buscando evitar o risco e dano ambiental causado por descarte de óleo vegetal saturado irregularmente no meio ambiente, está realizando a instalação de recipientes para coleta seletiva do óleo vegetal, mais conhecido como “óleo de cozinha”, no município de Cantagalo.
Quatro desses recipientes já foram instalados na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Horto Municipal José Maria Huguenin, na Rodoviária Municipal e na Farmácia Municipal.
Esta aquisição é um convênio com a CopRioÓleo, empresa que está responsável por disponibilizar os recipientes e fazer a coleta do óleo, descartado pela população nestes recipientes. Além de evitar o risco de descartar o óleo irregularmente no meio ambiente, causando um dano ambiental, o município irá impactar positivamente na pontuação do ICMS Ecológico.
O Decreto n. 3.930/2022, de 22/11/2022, regulamenta o descarte, o recolhimento e a destinação final do óleo vegetal saturado no Município de Cantagalo.
É importante lembrar que a população que deseja descartar o seu óleo vegetal deve colocá-lo em uma garrafa pet com tampa, e descartar o material nos recipientes de coleta, posteriormente essas garrafas pet serão recicladas também. Consequentemente, tudo é reaproveitável, o óleo e a garrafa pet.
A Secretaria planeja instalar vários outros recipientes neste ano, em escolas e postos de saúde do município, entre outros locais.