Secretaria de Meio Ambiente recebe novos recipientes para coleta seletiva do óleo vegetal em Cantagalo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu, na última semana, novos recipientes para coleta seletiva do óleo vegetal saturado, mais conhecido como “óleo de cozinha”. O objetivo da coleta é evitar o risco e dano ambiental causado pelo descarte de óleo vegetal saturado irregularmente no meio ambiente.

A Secretaria já havia instalado quatro desses recipientes na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no Horto Municipal José Maria Huguenin, no EcoPonto localizado na Rodoviária Municipal e na Farmácia Municipal, no ano passado.

Os novos recipientes serão instalados em unidades escolares do município de Cantagalo, para poder ser feito o trabalho de educação ambiental, o ProMEA (Programa Municipal de Educação Ambiental), que será implementado no município.

Além das unidades escolares, os novos recipientes para coleta seletiva do óleo vegetal serão instalados em pontos de coleta espalhados dentro do município. Empresas também estão fazendo parceria para poder implantar pontos para coleta.

Esta aquisição é um convênio com a CopRioÓleo, empresa que está responsável por disponibilizar os recipientes e fazer a coleta do óleo, descartado pela população nestes recipientes. Além de evitar o risco de descartar o óleo irregularmente no meio ambiente, o que causa um dano ambiental, o município irá impactar positivamente na pontuação do ICMS Ecológico.

 

Secretaria de Meio Ambiente recebe novos recipientes para coleta seletiva do óleo vegetal em Cantagalo

 

O Decreto n. 3.930/2022 de 22/11/2022 regulamenta o descarte, o recolhimento e a destinação final do óleo vegetal saturado no município de Cantagalo.

Além dos novos recipientes, a Secretaria também ganhou a doação do sabão pastoso, através da “SOS Vida Silvestre”. O sabão pastoso, sempre que possível, será fornecido para a Secretaria, para ser trocado pela garrafa pet com o óleo vegetal saturado. Esta também é uma campanha que está sendo implantada no município.

Além da coleta do óleo vegetal saturado, que será destinado corretamente, sem poluir o meio ambiente, também é coletada a garrafa pet, que é o objeto onde o cidadão coloca o seu óleo antes de ser depositado no recipiente de cor laranja, instalado em pontos de coleta no município. A garrafa pet, então, passa a ter uma destinação correta, sem poluir o meio ambiente. Ou seja, além do óleo de cozinha, a garrafa pet também é reciclada, de maneira correta, sem poluir o meio ambiente.

É importante lembrar que a população que deseja descartar o seu óleo vegetal deve colocá-lo em uma garrafa pet com tampa, e descartar o material nos recipientes de coleta, posteriormente essas garrafas pet serão recicladas também. Consequentemente tudo é reaproveitável, o óleo e a garrafa pet.

 

Secretaria de Meio Ambiente recebe novos recipientes para coleta seletiva do óleo vegetal em Cantagalo

Ver anterior

Cordeiro recebe nova ambulância para o SAMU

Ver próximo

Duas Barras recebe ambulância de UTI do Governo do Estado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!