Secretaria promove encontro com secretários municipais de Educação

 
Um momento de reflexão e muita troca de conhecimentos. Nesta quinta-feira, (30/01), na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), na Cidade Nova, Zona Central do Rio, os gestores da pasta receberam os secretários municipais de Educação de todo o estado no evento ‘Integração das Redes’, com o intuito de estreitar os laços e promover um processo de educação emancipadora neste ano que se inicia, fortalecendo o regime de colaboração entre os diversos municípios e o estado, e garantindo que as políticas educacionais sejam implementadas de maneira eficaz e alinhadas às necessidades locais.
— É muito importante esse momento de integração, esse momento de conhecimento das políticas públicas. Esse é o nosso regime de colaboração. Estamos avançando nas novidades, construindo essa ponte, esse diálogo permanente. Este é um ano importante, de provação. Quando a gente se olha pela educação, o aprendizado se multiplica, e os sonhos ganham força — declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Com foco na melhoria contínua da qualidade do ensino, são desenvolvidos planos, como a Governança Permanente de Cooperação Educacional Fluminense, visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelo Plano Estadual de Educação (PEE). Empenhada em promover a instrumentalização técnica dos municípios, com ações como a distribuição de materiais didáticos para alunos e professores, a Seeduc realiza encontros e diversos projetos, com o objetivo de extrair o máximo de informações e boas práticas nesta conexão entre municípios e estado
— Desde quando fui eleito pela primeira vez, tenho brigado por essa união e vejo que agora deu certo. Essa gestão do estado entende que a alfabetização é a base para que a criança chegue como jovem no Ensino Médio com mais capacidade de aprender — enfatizou Osório Luís Figueiredo de Souza, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Durante o encontro, foram mostradas as ferramentas produzidas pelo órgão estadual, bem como apresentada a estrutura do Ministério da Educação para apoio técnico na elaboração dos Planos Municipais de Educação. Também foi apresentado o ‘Bora Pra Escola’, Pacto Estadual pelo Enfrentamento às Causas da Infrequência, do Abandono e da Evasão Escolar no estado do Rio de Janeiro, que visa incentivar os estudantes a concluírem seus estudos, em busca de melhores condições de vida. A alfabetização, a atratividade e a busca ativa escolar são pilares de sustentação do pacto.
— Esse grupo tem que estar cada vez mais unido, cada vez mais próximo, entendendo a força da integração. Temos vários projetos, e juntos, estado e municípios transformam ideias e constroem uma educação de qualidade para todos — comentou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi outro tema abordado nesta reunião, com a apresentação do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (CEEC) e da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, além de alguns dos objetivos já conquistados. Em 2024, os municípios fluminenses se destacaram e receberam o Selo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, com excelentes desempenhos relacionados aos itens desta proposta. No total, 37 agraciados com o Selo Ouro, 20 com o Selo Prata e outros 11 com o Selo Bronze. Hoje, 100% dos municípios fluminenses já aderiram ao programa.
Iniciativa ‘Integração das Redes’ teve como objetivo estreitar laços entre estado e municípios
— Estar aqui hoje é um motivo de muito orgulho, porque eu consigo encontrar as pessoas que sempre trabalharam com a gente e que vamos concretizar ainda mais essa parceria para o bem da educação — destacou Zélia Maria Corrêa, secretária de Educação do município de Itaguaí e que, por 17 anos, foi diretora do Colégio Estadual José Maria de Brito – Intercultural Brasil-Japão.
O ‘Integração das Redes’ proporcionou uma troca valiosa de experiências e orientações essenciais para o sucesso da gestão educacional ao longo do ano.
— O que estamos vendo é algo que há muito não se via nesse estado, que é essa união de municípios junto conosco. É um momento histórico de celebração, de união, de esforço do estado do Rio de Janeiro para o bem da educação — concluiu Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino.

Ver anterior

Deputado Bruno Boaretto garante R$ 2,9 milhões para o interior do estado

Ver próximo

Novo piso salarial dos professores: valor ficou definido em R$ 4.867

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!