Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo apresentou, à toda comunidade Cantagalense, o seu mais novo projeto que irá trabalhar a prevenção de Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (DANT), e é denominado “Vivendo com Saúde”. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação no início do mês de abril.
O projeto “Vivendo com Saúde” apresenta como diretriz a prevenção dos fatores de risco das DANT e promoção da saúde da população, com vistas a dirimir desigualdades em saúde. Este projeto irá trabalhar, através de eventos ao longo do ano na cidade, temas atuais em saúde visando conscientizar a população da importância dos cuidados em prevenção. Ainda também o projeto terá uma dinâmica forte nas redes sociais com conteúdos frequentes sobre os temas trabalhados a cada mês.
Para se ter uma ideia, uma das vertentes do projeto trabalha na ampliação de oferta de especialidades médicas, sendo em novembro de 2021 realizados 228 atendimentos e, em fevereiro de 2022, foram 410 atendimentos já com a ampliação em vigor.
“O Vivendo com Saúde é um grande projeto para a nossa população. Estamos felizes em poder entregar um projeto completo que já teve seu início com a ampliação da oferta de serviços de atendimento médico especializado, o que já representa um enorme ganho para Cantagalo”, destacou o Secretário de Saúde, Márcio Barbas.
Outro aspecto importante que já está sendo trabalhado pelo projeto é a ampliação de exames de média e alta complexidade aos munícipes, o que, como resultado, tem diminuído consideravelmente a fila de espera por exames, sendo um enorme ganho para a população.
O projeto “Vivendo com Saúde” consiste portanto em uma campanha maciça de orientação sobre mudanças de hábitos que promovem melhorias em saúde, prevenindo os riscos agregados às doenças crônicas, como por exemplo hipertensão e diabetes, e ainda também a ampliação da oferta de acesso a serviços primários à toda população.