Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Secretário de Saúde foi ouvido e liberado. Foto: Reprodução/internet
O Secretário de Saúde de Itaocara, Genaldo Dantas Neto, recebeu voz de prisão do Deputado Estadual Filippe Poubel, na última terça-feira (5). O motivo alegado pelo parlamentar foi o flagrante de despejo de esgoto hospitalar no Rio Paraíba do Sul. Segundo relatos do deputado nas redes sociais, o hospital estaria despejando esgoto in natura no rio, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento.
A Câmara Municipal de Itaocara informou que o problema já havia sido notificado à Prefeitura desde 2021, no entanto nenhuma atitude para resolver o problema havia sido tomada.
De acordo com o Deputado Filippe Poubel, a voz de prisão ao secretário foi baseada na Lei 9.605, artigo 54, que configura crime ambiental. Nesta lei, a poluição de qualquer natureza que possa resultar em danos à saúde humana e ao meu ambiente, pode gerar uma pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.
Após ser conduzido a delegacia, o secretário de saúde foi ouvido e liberado, depois da realização de um registo de ocorrência. Na ocasião, um inquérito também foi aberto, assim como uma comissão de prova pericial para apurar os fatos.
Pronunciamento da Prefeitura de Itaocara
Nas redes sociais, o prefeito de Itaocara, Geyves Maia Vieira, se pronunciou sobre o caso afirmando que o hospital da cidade foi alvo de uma ação de cunho político, por parte da oposição. O gestor afirmou ainda que a unidade possui 80 anos de fundação e também apresenta outros problemas estruturais. A unidade estaria precisando de melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural, de lavanderia e de tratamento de esgoto.
Por fim, o prefeito Geyves Maia afirmou que a sua gestão sempre vai zelar para oferecer o melhor para os munícipes e que continuará resolvendo problemas “de décadas” da cidade. O gestor garantiu ainda que não deixará de lutar para que o município avance e seja melhor para todos os itaocarenses.