Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os secretários de Saúde do Centro-Norte Fluminense, ligados ao recém-criado Consórcio Intermunicipal Serrano de Saúde (CISS), se reuniram no dia 2 de outubro em Macuco, com a participação do vice-prefeito Marcelo Mansur (PSB), para discutir ações do consórcio. O objetivo, segundo o secretário de Saúde de Macuco, Rodrigo Romito, é realizarem reuniões mensais para delinearem todas as ações do CISS e para que ele funcione plenamente.
Para o próximo mês, ficou definida como prioridade a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nos municípios e o apontamento de cada cidade para qual especialidade será possível oferecer em troca. A ideia é que uma delas, por exemplo, ofereça vagas para atendimento com seu angiologista, enquanto outra usará vagas para ortopedista, tudo de acordo com a necessidade e possibilidade de cada um.
Durante a reunião, foi unânime a certeza dos secretários que o trabalho em conjunto será a garantia de avanços na saúde para todos. Também foram analisadas algumas ideias e proposto o que deve ser feito por cada um para o próximo encontro.
– Agradeço a presença de todos. Nossas reuniões estão crescendo e estamos tentando avançar. Tenho certeza que é um marco essa união, pois, com ela, vamos conseguir mudar a realidade. A demanda só aumenta, sabemos disso, mas estamos caminhando para as soluções e, juntos, nos ajudando – frisou o secretário de Saúde de Macuco, Rodrigo Romito.
O vice-prefeito de Macuco reafirmou a sua posição e do prefeito Félix Lengruber (PMDB) em acreditar na ação do consórcio. “Isso é algo inédito. Essa união e reunião mensal dos secretários, procurando soluções em conjunto, um ajudando o outro. Como bem sabemos, nossos problemas são muito parecidos e, juntos, o resultado será alcançado, tenho certeza”, disse.
Participam do CISS os municípios de Macuco, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim e Carmo. Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu também participaram da reunião, pois estão para aderir ao consórcio.