SEMERJ recebeu líderes do setor educacional, especialistas e autoridades para debater o futuro da Educação a Distância no Brasil

Bernardinho, Eduardo Parente, CEO da Yduqs (ambos em primeiro plano), Celso Niskier, Luiz Roberto Curi, Gabriel Chalita, Cláudia Romano, Marta Abramo e André Lemos Jorge (ao fundo)

Bernardinho, Eduardo Parente, CEO da Yduqs (ambos em primeiro plano), Celso Niskier, Luiz Roberto Curi, Gabriel Chalita, Cláudia Romano, Marta Abramo e André Lemos Jorge (ao fundo)

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (SEMERJ) promoveu, nesta terça-feira, dia 29/10, o seminário “Novos Horizontes na Educação a Distância: Desafios e Perspectivas”. Realizado no auditório do Ibmec Centro, o evento abordou temas fundamentais para o futuro do ensino à distância no país, como o Novo Marco Regulatório, a Formação de Professores e a Inteligência Artificial como parceira do docente.

O encontro reuniu um seleto grupo de especialistas e líderes do setor educacional, entre eles: Marta Abramo, secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior; Gabriel Chalita, doutor em Semiótica e Filosofia do Direito; André Lemos Jorge, presidente do Conselho Nacional de Educação; Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior (Inep); Luiz Roberto Curi, ex-presidente do CNE e titular da Cátedra Paschoal Senise da USP; Elizabeth Guedes, conselheira do CNE, presidente da ANUP e vice-presidente do SEMERJ; Celso Niskier, conselheiro do CNE, presidente da ABMES e vice-presidente do SEMERJ; Eduardo Parente, CEO da Yduqs; Vera Ligia, diretora-executiva do SEMERJ; Rui Otavio, vice-presidente do SEMERJ; Adriano Coelho, CEO & Sócio-Consultor da Hoper Educação; Simone Horta, presidente da Conaes; entre outros. A presença do governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, também trouxe destaque ao evento, que foi encerrado com uma palestra inspiradora do técnico de vôlei Bernardinho, sobre liderança, motivação e trabalho em equipe, oferecendo valiosas lições para a gestão educacional.

 

Marta Abramo, Andre Lemos Jorge, Adriano Coelho e Ulysses Tavares
Marta Abramo, Andre Lemos Jorge, Adriano Coelho e Ulysses Tavares

 

Esta foi a primeira ação do SEMERJ sob a liderança de Cláudia Romano, recém-nomeada presidente da instituição e a primeira mulher a assumir o cargo em 43 anos de história do sindicato. Cláudia também é vice-presidente da Yduqs, presidente do Instituto Yduqs e conselheira em várias organizações.

Segundo Cláudia Romano, a realização do seminário reafirma o compromisso do SEMERJ com o setor educacional.

Foi uma honra receber todos que estiveram presentes. Eu e toda a diretoria do SEMERJ estamos profundamente orgulhosos de realizar um evento sobre um tema tão relevante e desafiador. Iniciativas como essa exemplificam o grande compromisso que temos com a educação e representam um passo importante para o fortalecimento do ensino superior. Recebemos renomados especialistas, líderes do setor de educação e autoridades, o que proporcionou trocas de ideias e oportunidades de networking. Queremos produzir a inteligência e gerar subsídios que permitam as mantenedoras, o governo e o setor produtivo tomarem decisões mais informadas sobre os melhores caminhos para a educação superior no Brasil“, conclui Cláudia.

Para Marta Abramo, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, o seminário criou um espaço valioso para reflexões essenciais sobre o futuro da educação.

A importância de um evento como esse nos traz uma oportunidade de discutir sobre a educação a distância, o futuro dela e, na verdade, de toda educação superior. Hoje, a educação a distância ocupa um lugar importante em nosso sistema de ensino. Essa troca de informações e opiniões nos ajuda a aprimorar nossas ideias e refletir sobre temas essenciais para o Brasil“, comenta Abramo.

 

Cláudia Romano e Cláudio Castro
Cláudia Romano e Cláudio Castro

 

Já Ulysses Tavares Teixeira, diretor de Avaliação da Educação Superior (Inep), destacou o papel do seminário como ponto de encontro entre os diferentes agentes reguladores e as instituições de ensino superior.

Estamos aqui para discutir a importância da educação a distância e os nossos desafios e possibilidades para o futuro. É um assunto de grande relevância no momento e uma oportunidade de reunir o Inep, que faz a avaliação, a Seres, responsável pela regulação e supervisão, e o CNE, responsável pelas diretrizes, com as instituições que vivem e fazem a educação superior no dia a dia. Com a soma de todos esses pontos de vista, poderemos encontrar os melhores encaminhamentos para o futuro da educação no Brasil“, frisa Ulysses.

 

Simone Horta, Cláudia Romano, Marta Abramo e Elizabeth Guedes
Simone Horta, Cláudia Romano, Marta Abramo e Elizabeth Guedes

 

O presidente do CNE, André Lemos, também elogiou o evento por facilitar a interação entre as instituições do Rio de Janeiro e os principais órgãos reguladores.

Este momento é ímpar, pois congrega todas as instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro e também permite ao Conselho Nacional de Educação, à Seres e ao Inep dialogar diretamente com o setor, promovendo uma construção dinâmica. Para nós, foi um motivo de grande orgulho e alegria“, afirma Lemos.

Fundado em 21 de dezembro de 1981, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ) tem como missão representar legalmente as instituições de ensino superior no estado, defendendo seus interesses perante as autoridades administrativas e judiciárias.

Ver anterior

Câmara aprova PL que proíbe celulares em sala de aula e escolas adotam medidas para reduzir uso excessivo entre jovens

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!