Seminário de capacitação em sanidade agropecuária

Evento reuniu estudantes e técnicos de toda a Região Serrana em Nova Friburgo

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, através das superintendências de Desenvolvimento Sustentável, de Defesa Agropecuária e da Emater-Rio, promoveu, em Nova Friburgo, o seminário de formação de multiplicadores em sanidade agropecuária.

Realizado no Ibelga (Instituto Bélgica-Nova Friburgo), o curso foi dividido em quatro blocos com os temas sanidade agropecuária, sanidades vegetal e animal e inspeção sanitária. Em cada um destes assuntos, foram abordados os principais aspectos técnicos, a legislação vigente e um detalhamento sobre doenças e pragas.

De acordo com o engenheiro agrônomo do núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, Rui Sebastian dos Santos, o objetivo foi qualificar técnicos formandos dos colégios agrícolas da Região Serrana, além de  extensionistas da Emater-Rio, tendo em vista a relevância dessa tema para os projetos agropecuários e de desenvolvimento sustentável incentivados pelo Rio Rural no interior fluminense.

O zootecnista do núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, Lucas Silva de Azevedo, abriu o seminário descrevendo a estrutura, os objetivos e a importância do trabalho do setor para a saúde pública. Segundo ele, existem 27 núcleos, oito postos municipais e sete regionais da Defesa Agropecuária em todo o estado do Rio para atender as emergências sanitárias. Na Região Serrana, são três núcleos (Nova Friburgo, Cordeiro e Santa Maria Madalena), que atendem 12 municípios.

Já a extensionista rural da Emater-Rio e membro do grupo executivo do Prosperar (Programa Social de Promoção de Emprego e Renda na Atividade Rural), Sônia Gabri da Rosa, falou sobre inspecção sanitária e segurança alimentar, destancando as principais características de uma agroindústria e os passos para legalização do empreendimento, através dos registros tributário, sanitário e ambiental. Segundo ela, mais de 80% das agroindústrias fluminenses são de origem familiar.

Para o assessor técnico regional do Rio Rural na Região Serrana, Gerson Yunes, o evento foi uma oportunidade para os estudantes se aprofundarem nos temas propostos e uma excelente chance para os técnicos atualizarem o conhecimento sobre sanidade agropecuária.

Participaram do curso estudantes do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I (Nova Friburgo), do Centro Integrado de Ensino Agropecuário José Francisco Lippi (Teresópolis), técnicos do núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, além de extensionistas rurais da Emater-Rio e técnicos executores do Rio Rural dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e São Sebastião do Alto.

Ver anterior

Lafarge é uma das 30 melhores empresas do Rio para se trabalhar

Ver próximo

Mais de quatro mil empresas abertas em Nova Friburgo em 2012

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!