Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Inspirações para o verão. Esse foi o objetivo central da palestra de lançamento do caderno ‘Inova Moda’, realizada no último dia 18 de novembro, no Senai Espaço da Moda. Cerca de 80 pessoas da indústria de confecção da região compareceram ao evento para conhecer as principais tendências do mercado que vão embasar o desenvolvimento das coleções.
Este é o segundo ciclo do projeto de pesquisa colaborativa, realizado, a nível nacional, por colaboradores do Senai em convênio com o Sebrae, e voltado ao estímulo da criatividade e do design na cadeia produtiva de moda brasileira.
Na nova versão da publicação, o ‘Inova Moda – Criação’ apresenta o tema ‘Experiências’, inspirado em assuntos de alimentação, por intermédio de três livros de receitas, que representam os conceitos ‘Temperos’, ‘É de Comer com os Olhos’ e ‘Projeto Verão’.
A palestra foi realizada pelo gerente de Inovação, Estudos e Pesquisas do Senai Cetiqt, Flávio Sabrá, que destacou a importância da cor no desenvolvimento de uma coleção. “Nesse projeto, nós traçamos, através de pesquisas, uma estratégia de como a alimentação, as cores, as formas e o seu uso no nosso dia a dia é tão importante na cadeia têxtil de confecção e para toda a cadeia de moda”, explicou Flávio Sabrá.
Sabrá falou sobre a importância de “olhar para dentro” da empresa, buscar a identidade e dar ressignificado aos produtos. “Quando a gente fala do ressignificado, estamos nos referindo à ideia do ‘eu sou e tenho a possibilidade de criar e recriar em cima do que eu tenho’. Quando eu dou um ressignificado ao meu estoque, eu estou reinterpretando o meu produto e atendendo a essa cadeia de valor com melhor qualidade”, disse.
Outro tema relevante comentado na palestra foi a questão da tecnologia aplicada à sustentabilidade. “A partir deste ano, entra em vigor a lei de resíduos sólidos e nós também teremos que olhar para dentro para produzir melhor e melhorar os processos”, comentou Sabrá.
Para a empresária Sirléa de Miranda, a palestra de inspiração é uma boa forma de despertar as empresas para criar e não somente copiar produtos. “Achei muito bacana essa ideia de inovação e a questão do olhar para dentro, para que você possa fazer a peça para o mercado”, comentou Sirléia.