Prefeito eleito de Duas Barras participa do Seminário Novos Gestores, em Brasília
Após tomar posse como governador do estado em solenidade na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Luiz Fernando Pezão participou da cerimônia de transmissão do cargo no Palácio Guanabara. O governador Sérgio Cabral, que renunciou dia 3 de abril, foi o primeiro a discursar e lembrou as conquistas em sete anos e três meses de governo.
Fim do acordo tácito com a marginalidade, a valorização do servidor com a mudança da data do pagamento, a realização de mais de 70 mil vagas em concursos públicos, muitos em áreas antes nunca contempladas, e melhoria dos salários dos professores foram pontos citados por Cabral. Ele lembrou, ainda, o calendário de eventos do estado como o maior do planeta, o que reflete um conquista de respeitabilidade internacional.
– Demonstramos à população do Rio de Janeiro que inauguramos uma nova fase, sobretudo na área de segurança pública. Promovemos uma revolução silenciosa e rompemos o atraso que existia no estado, com investimentos em diversas áreas estratégicas e em todos os municípios fluminenses. Atualmente, somos o estado que mais cresce no país e voltamos a ocupar um lugar de protagonismo no cenário nacional, com respeitabilidade internacional – afirmou Sérgio Cabral.
O relacionamento com os prefeitos e com o Governo Federal foram outros pontos destacados “Todos os prefeitos foram agraciados pelo Estado, de Varre-Sai a Paraty, sem distinção partidária. A parceria com o Governo Federal na entrada no Complexo do Alemão e, recentemente, no Complexo da Maré, mostram uma jornada de mudanças e conquistas absolutamente significativas – disse.
Ao falar de Pezão, Cabral explicitou a relevância dos seus feitos ainda como coordenador de Infraestrutura, citando as obras da Biblioteca Parque e do Complexo Esportivo da Rocinha e da biblioteca de Manguinhos, onde as intervenções chegaram antes da pacificação. O governador destacou, ainda, a criação de 50 escolas este ano, investimentos em educação e a preparação do novo Maracanã para a Copa do Mundo.
Em seu primeiro discurso como governador, no Palácio Guanabara, Pezão lembrou as dificuldade que enfrentou quando assumiu a Prefeitura de Piraí, e fez uma análise da gestão do Estado, que agora assume.
Após um balanço sobre as realizações do governador Sérgio Cabral, Pezão disse que vai aos 92 municípios, falou de seus desafios e afirmou o quanto vai avançar no programa Bairro Novo, que coordenou desde o início. “Até o fim do ano, vamos entregar 70% de ruas urbanizadas, mais de duas mil vias asfaltadas e mais de 950 quilômetros de asfalto”, disse o governador.
Pezão destacou, ainda, outros projetos que deverão ser implementados.