Sérgio Soares faz um balanço de seu primeiro ano de governo em Carmo

Sérgio Soares e alguns secretários municipais quando receberam autoridades estaduais, no Carmo.

Eleito com 54,18% dos votos em novembro de 2020, o prefeito Sérgio Soares assumiu a gestão municipal de Carmo diante de problemas financeiros e muitos desafios. Em entrevista ao portal de notícias G1, o prefeito contou sobre o que foi realizado no município em seu primeiro ano de mandato e também quais são as ações futuras para o ano de 2022.

Na entrevista, Sérgio Soares também esclareceu sobre os principais desafios de assumir uma gestão diante da pandemia de Covid-19, lembrando também os impasses financeiros deixados pelo governo anterior. Apesar das dificuldades, o prefeito afirmou que investiu em novos projetos para a cidade, principalmente nas áreas de turismo, mobilidade urbana e Meio Ambiente.

Metas gerais alcançadas

Prefeito Carmo Sérgio Soares
Prefeito do Carmo, Sérgio Soares

No primeiro ano de governo, de acordo com o prefeito Sérgio Soares, pelo menos 30% do que estava previsto foi realizado pela sua gestão. Segundo o gestor, as ações prioritárias para 2021 foram de combate à pandemia que levou o município a criar um decreto de calamidade pela Covid-19. Além do problema pandêmico, a cidade enfrentou endividamentos da gestão anterior, declarando também estado de calamidade financeira. No fim do ano passado, o município também esteve diante de problemas causados por fortes chuvas que atingiram a região Sudeste do país, fazendo com que a gestão decretasse também estado de Emergência.

Apesar dessas dificuldades, Sérgio Soares declarou que ainda assim muito foi feito no município. Segundo ele, a sua gestão conseguiu organizar o pagamento de contas municipais, realizar obras de infraestrutura e adquirir novos equipamentos hospitalares. Além disso, a cidade investiu em todos os setores da Administração Pública, tendo grande apoio e parceria do Governo Estadual.

O município também realizou investimentos significativos no setor de águas tratadas para a população. Além disso, a cidade realizou o recapeamento da RJ-144, em parceria com o governo do estado.

Saúde

A gestão municipal de Carmo conseguiu realizar grandes investimentos na área da saúde no ano de 2021. O município investiu na compra de equipamentos para diversos setores e já planeja a criação de novas obras para 2022.

Prefeito Sérgio Soares com o vice Samuel do Romão
Prefeito Sérgio Soares com o vice Samuel do Romão

De acordo com o prefeito Sérgio Soares, em 2021 a cidade adquiriu 15 novos respiradores para o tratamento de covid-19, doados ao Hospital Nossa Senhora do Carmo, e também realizou o credenciamento de 13 leitos direcionados a pacientes com a doença. O município também realizou a implantação de um sistema de credenciamento para serviços médicos, equipamentos, transportes e exames.

Em relação ao hospital da cidade, que é filantrópico, Sérgio Soares citou que através de convênios conseguiu repassar recursos para a realização de atendimento de emergência e de cirurgias eletivas. A sua gestão também investiu na compra de duas novas ambulâncias comuns e uma nova ambulância para o SAMU. Para este ano, segundo o prefeito, o município ainda pretende adquirir 3 veículos para as unidades de saúde de Botafogo, Influência e Porto Velho do Cunha, 1 veículo para o CAPS, 2 veículos para a Vigilância Sanitária e 1 aparelho de ultrassonografia. Também é objetivo da gestão reformar o Centro Municipal de Reabilitação que ocorrerá a partir de janeiro de 2022.

Além de investimentos em equipamentos e reformas, o prefeito citou também a abertura do concurso público que possui vários cargos direcionados a área da saúde, e também o processo seletivo para a contratação de Agentes Comunitários, Agentes de Combate a Endemias e profissionais para o atendimento no SAMU. Por fim, o gestor ainda lembrou que, devido ao avanço da pandemia na cidade em janeiro deste ano, já estão sendo contratados novos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagens e demais servidores em caráter de emergência para atendimento no Centro de Triagem da Covid.

Finanças

Prefeito Sérgio Soares no momento da posse.
Prefeito Sérgio Soares no momento da posse.

Em relação aos recursos financeiros do município, Sérgio Soares afirmou que assumiu a administração pública em um cenário de “um verdadeiro caos”. O prefeito citou o momento em que a cidade decretou estado de calamidade financeira, situação reconhecida pela Câmara Municipal de vereadores, pela ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e pelo Governo Estadual. O motivo foram dívidas herdadas do governo anterior, de aproximadamente R$40 milhões.

Apesar das dificuldades no setor, o prefeito afirmou que já conseguiu equacionar o parcelamento de dívidas de precatórios judiciais, energia elétrica, Previdência Municipal, porém, ainda faltam muitas dívidas para serem equacionadas dentro do orçamento municipal.

Tecnologia

Quando o assunto é investimento em tecnologia, o prefeito citou a modernização da prefeitura com a compra de novos computadores. Além disso, em 2021 o município implantou sistemas operacionais em diversos setores com a parceria gratuita da empresa Sumicity. Segundo Sérgio Soares, a organização tem demonstrado interesse no desenvolvimento da cidade, e já implantou, por exemplo, câmeras de segurança gratuitamente no município.

Educação

A área da educação passou por grandes desafios devido a suspensão de aulas presenciais por conta da pandemia, no entanto, o município do Carmo se adaptou à nova realidade. De acordo com o prefeito Sérgio Soares, a Secretaria Municipal de Educação (SME) optou por ofertar aulas remotas com a disponibilização de apostilas para os alunos que não tinham acesso à internet. Além disso, “a presença e a participação dos alunos foram monitoradas por meio de instrumentos pedagógicos variados e acompanhados pela Inspeção Escolar da SME”.

Em relação à evasão escolar, um dos problemas causados em muitas cidades do país durante a pandemia, o gestor municipal afirmou que na cidade este índice ficou abaixo de 1%. O motivo foi a criação de campanhas de incentivo à aprendizagem e também o trabalho interno das escolas.

Tivemos um índice muito baixo de abandono (escolar), menos de 1%. Isso se deu graças a um trabalho em conjunto com as Escolas Municipais que monitoraram e fizeram os contatos e as visitas às famílias dos alunos faltosos. Ademais foi realizada a campanha ‘Fora da Escola não Pode’ contra a evasão escolar, que contou com o apoio e a participação ativa do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Educação”, afirmou o prefeito.

No município do Carmo as aulas voltaram em outubro de 2021 e Sérgio Soares também lembrou que o retorno foi realizado de forma híbrida com as turmas de Educação Infantil e do 1º Segmento do Ensino Fundamental, e de forma presencial com as turmas do 2º Segmento do Ensino Fundamental. De acordo com o prefeito, as aulas retornaram “mediante a autorização dos pais ou responsáveis dos alunos, seguindo os protocolos da OMS e as orientações da Secretaria Municipal de Saúde”.

Para este ano de 2022, Sérgio Soares adiantou que planeja retornar de forma presencial e implantar o horário integral em algumas escolas de Ensino Fundamental, oferecendo também “aulas de reforço” no contraturno. Além disso, a fim de minimizar os impactos emocionais causados neste longo período de pandemia, o setor de Psicologia Escolar vai continuar oferecendo as “Oficinas de Afeto” e as “Oficinas de Pais”.

 

Prefeito Sérgio Soares e outras lideranças políticas com o governador Cláudio Castro.
Prefeito Sérgio Soares e outras lideranças políticas com o governador Cláudio Castro.

Turismo e Cultura

Apesar de alguns limites sanitários e de saúde estabelecidos durante o período de pandemia, as áreas de turismo e cultura foram muito movimentadas no ano de 2021 em Carmo. O município conseguiu – respeitando as exigências sanitárias – realizar uma série de atividades e conquistas para a população.

No setor de turismo foram criadas rotas históricas e trilhas ecológicas, trazendo novos investimentos para a exploração do turismo rural. A cidade também investiu no turismo religioso e na criação de feiras livres no centro e nos distritos, valorizando os artistas locais. Segundo o prefeito, o município também atingiu metas importantes como a abertura de novas empresas, novos comércios, e o setor também realizou cadastramento de hotéis e pousadas no CADASTUR. A associação ARTCARMO dos artesãos da cidade também foi reativada.

Ainda no setor turístico, Carmo investiu no mapeamento do turismo religioso, na elaboração do calendário municipal, na criação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e teve participação efetiva nos encontros do “Caminhos da Serra”. Além disso, o município também foi inscrito no mapa de turismo brasileiro.

Quanto à área de cultura, a cidade deu início ao Mapeamento Cultural do Município, garantindo à comunidade mais conhecimento sobre as características locais, a ancestralidade, as tradições, fortalecendo também a identidade cultural. Em 2021, também foi realizada a Conferência Municipal de Cultura para discussões da classe artística e a partir dessa iniciativa, o município já pretende realizar o Plano Municipal de Cultura, que foi criado em 2017. Ainda segundo o prefeito, a sua gestão também deu continuidade aos projetos existentes na cidade, como o Centro de Convivência (projeto da Saúde Mental em parceria com a Cultura).

Servidores públicos

Na entrevista ao portal de notícias G1, o prefeito Sérgio Soares também falou sobre os servidores públicos municipais. Segundo ele, neste primeiro ano de mandato não foi possível realizar medidas para valorizar o servidor municipal, porém essas iniciativas são metas futuras da sua administração.

Objetivos para 2022

Perguntado sobre as cinco principais metas da sua gestão para o ano de 2022, o prefeito Sérgio Soares citou algumas ações que ainda pretende realizar em sua administração. São elas:

importantes obras de infraestrutura nas vias e encostas urbana; restauração de pontes e estradas rurais para escoamento da produção agrícola; melhorias no sistema de captação, tratamento e distribuição de água; investimentos em ações de incentivo ao turismo e cultura; e qualificação profissional de nossa mão de obra com a implantação de cursos técnicos e tecnológicos”, respondeu o prefeito ao G1.

Causas para serem resolvidas até o fim do mandato

Por fim, o prefeito Sérgio Soares também falou sobre algumas situações que precisam ser resolvidas no município até o fim de sua gestão, em 2024. Ele citou a dragagem do Rio Paraíba do Sul nas proximidades do distrito de Porto Velho do Cunha que, há décadas, deixa muitos moradores desabrigados durante o período chuvoso.

O prefeito também citou a intervenção do Governo do Estado do Rio de Janeiro para definir a divisa do município com a cidade de Duas Barras. Segundo o gestor, essa situação vem trazendo grandes constrangimentos para os cidadãos carmenses.

Ver anterior

Acesso entre Barra dos Passos e Lagoinha é recuperado pela prefeitura de Trajano de Moraes

Ver próximo

Secretária de Nova Friburgo garante contratação de mais profissionais para a saúde

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!