Sérgio Xavier anuncia que não vai concorrer à reeleição em Friburgo

Segundo Sérgio Xavier, a possibilidade de candidatar-se a prefeito deu lugar ao desejo de continuar na luta pela reconstrução da cidade sem haver qualquer amarra política. Afirmou que não vai ser candidato só porque tem vontade, e que isso seria egoísmo em um momento que a cidade de Nova Friburgo tanto precisa de um gestor alinhado exclusivamente com os anseios da população. Assim, o prefeito anunciou que abre mão da candidatura em nome do trabalho de reconstrução de Nova Friburgo. “A decisão de não participar do próximo pleito eleitoral é muito importante para o Governo Municipal e também para a população friburguense”, afirmou. Segundo ele, sem a preocupação com eleição, as ações serão exclusivamente dedicadas às atividades administrativas que a cidade tanto precisa.

Antes de anunciar a sua decisão, o prefeito fez questão de contextualizar a situação, fazendo um breve histórico desde a sua posse, em novembro de 2011, até os dias de hoje. Ele explicou que assumiu o Governo Municipal por uma determinação da Justiça, e que a encontrou desorganizada, endividada e sem nenhum planejamento. Até então, ele era vereador, em seu terceiro mandato, e presidente da Câmara Municipal. Ele foi convocado a assumir o mandato devido ao afastamento do então prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto por suspeitas de corrupção. Assim, deu continuidade a um mandato muito complicado, conforme explicou.

De acordo com Sérgio Xavier, a decisão de assumir o cargo de prefeito foi um dos desafios mais difíceis da sua vida, uma vez que teria que dar continuidade a um mandato de prefeito que foi muito tumultuado, principalmente após a tragédia climática, que já, comprovadamente, foi a pior que o País já viveu.

O prefeito explicou que, desde o primeiro momento, o objetivo foi o de montar um secretariado técnico, sem nenhum cunho político, sem indicação e negociação política. “A cada um foi dada ampla liberdade de ação, mas, também, procuramos manter situações que, se mudadas, causariam mais instabilidade, como foi o caso das diretoras e dirigentes das escolas, em que 80% foram mantidos. Enfrentamos ameaças de greves de médicos e enfermeiros. Houve a questão do aumento no valor das passagens de ônibus, em que não houve nenhum tipo de negociação com empresários ou políticos da cidade”, afirmou.

– Fiz a escolha de não ser candidato pensando na cidade e gostaria de enaltecer a todos aqueles que estão trabalhando comigo. Pegamos uma Prefeitura no fundo do poço, no caos, e, hoje, a situação já melhorou bastante. Tenho certeza que, ao final do nosso mandato, vamos entregá-la mais organizada e oxigenada. Separei a questão política da administrativa e há novos enfrentamentos que vamos encarar dentro dos limites legais. Eu e todos que acreditaram e estão no atual governo, podem anotar: com muita dedicação, vamos deixar um grande legado para nossa cidade. A pessoa que vier a me substituir encontrará a Prefeitura organizada e, se entender que deva continuar o trabalho, melhor”, afirmou Sérgio Xavier.

Antes da entrevista coletiva, o prefeito fez questão de se reunir com o seu secretariado para conversar sobre a sua decisão. Deixou claro que, agora, sem a pressão das decisões políticas devido às próximas eleições, a gestão municipal poderá seguir tranquila, com a busca pela excelência, e colocando em prática todo o planejamento já adotado, sem pressões externas.

– Preciso de todo o meu tempo e minhas forças para cumprir a missão que recebi. Meu destino sempre me impôs desafios. Faz parte da vida de todos nós vencermos desafios. Peço que todos acreditem que Nova Friburgo tem um lindo futuro pela frente e que façam o que puderem para colaborar com ele – destacou.

Ver anterior

Convenção lança Saulo Gouvêa candidato a prefeito em Cantagalo

Ver próximo

Convenção confirma presidente da Câmara como candidato a prefeito

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!