Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A inauguração das unidades de Serviços de Justiça Itinerante e Pontos de Inclusão Digital (PIDs), em Santo Antônio de Pádua e Cantagalo, ocorreu nos dias 25 e 26 de julho, com a presença de autoridades. Essa iniciativa faz parte dos esforços da administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) em ampliar a abrangência da Justiça do Trabalho no estado do Rio de Janeiro, reduzindo a distância entre os órgãos judicantes e a sociedade.
Em Cantagalo, a inauguração das unidades Serviços de Justiça Itinerante (Sejis) e Pontos de Inclusão Digital (PIDs) aconteceu no dia 26 de julho e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do tribunal, desembargador Cesar Marques Carvalho; o chefe de gabinete da prefeitura, Eduardo Medeiros, representando o prefeito, Joaquim Augusto de Paula; as juízas do Trabalho do TRT-1 Leticia Costa Abdalla e Luana Lobosco Folly Pirazzo, titular da 1ª VT de Nova Friburgo e titular em exercício da 2ª VT do município, respectivamente; e o advogado Ozimar Félix Ferreira, presidente da 26ª Subseção da OAB/RJ – Cantagalo.
O presidente da 26ª Subseção da OAB/RJ, Ozimar Félix Ferreira, ressaltou a importância da Justiça Itinerante em Cantagalo, que está em consonância com o objetivo da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) de proporcionar o acesso à justiça para todos(as). “Que esta unidade esteja de portas abertas para receber todos os advogados que venham dos nove municípios (abrangidos pelo Seji e PID) e outros que venham até de mais longe, para que tenham direito à Justiça do Trabalho. A advocacia de Cantagalo está muito feliz”, afirmou o advogado Ozimar Félix Ferreira.
O representante da Prefeitura agradeceu pelos esforços do TRT-1 para a instalação da Justiça Itinerante. “É uma unidade que traz justiça para o interior e isso é muito importante. Nos colocamos à disposição para, sempre que preciso, continuar a ajudar o TRT-1 a melhorar os seus serviços e dar justiça efetiva a quem mais precisa”, afirmou o advogado Eduardo Medeiros, atual secretário de Governo.
A convite do desembargador do Trabalho Cesar Marques Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, a Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas participou do evento de inauguração no município de Cantagalo, através de sua diretora, a advogada Priscila Korn Friggo, e da associada, a advogada Beatriz Damasceno Amâncio.
A advogada Camila Freitas Monnerat, presidente da Subseção da OAB/RJ Cordeiro, também participou da solenidade.
O objetivo dessa implementação é ampliação do acesso à Justiça do Trabalho e oferecimento de apoio presencial e equipamentos adequados para movimentação processual.
Os serviços implantados em Cantagalo, vinculados às varas do Trabalho do município de Nova Friburgo, funcionarão em imóvel localizado na Rua Euclides da Cunha, nº 82, Cantagalo, Rio de Janeiro, abrangendo a jurisdição dos municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.
O atendimento ao público no PID será realizado em dias úteis, das 9h às 16h. Compreenderá o acesso aos meios tecnológicos para a realização de atos processuais, como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros (as) colaboradores (as) da Justiça, por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual.
Dentre os benefícios previstos com a instalação dos novos serviços está a ampliação do acesso à Justiça, com apoio de pessoal e equipamentos adequados no uso das ferramentas digitais disponíveis.
Os jurisdicionados e advogados interessados em atendimento presencial com o magistrado no Seji deverão efetuar o agendamento diretamente com a respectiva secretaria da vara do Trabalho.