Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No dia 1º de março, a prefeitura de Nova Friburgo recebeu três novas ambulâncias do Governo Estadual para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município. A iniciativa faz parte do projeto “Samu 100% RJ”, que está disponibilizando mais de 240 ambulâncias para todas as 92 cidades fluminenses. Após cerca de 2 meses da entrega dos veículos, feita pelo vice-governador, Thiago Pampolha, a prefeitura ainda não sabe informar em que fase está o processo de implantação do serviço.
Recentemente, a gestão afirmou que a central de ambulâncias da Secretaria de Saúde continua recebendo os chamados com solicitações de atendimento pelo telefone 192, atendendo emergências e também fazendo remoções, funcionando 24 horas.
Enquanto Nova Friburgo ainda não tem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionando, o serviço completou nove anos de existência no município de Cantagalo.
Ele foi implantado no dia 2 de maio de 2014 no município de Cantagalo, e durante este período presta bons serviços à comunidade.
Além de oferecer as novas ambulâncias para os municípios, o projeto “Samu 100% RJ” também faz o repasse integral do valor de custeio do serviço. Os recursos são destinados às prefeituras por cerca de um ano, para facilitar e ampliar os atendimentos.
O SAMU é um serviço de saúde brasileiro, subordinado ao Ministério da Saúde, e destinado ao atendimento e resgate de pacientes em situações de urgência e emergência. O serviço atua de forma gratuita em residências, locais de trabalho e vias públicas. Além disso, conta com uma equipe de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
O serviço de saúde pode ser acionado de forma gratuita através do número 192, seja de telefone fixo ou celular. O programa funciona 24 horas por dia.