Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Numa ação pioneira promovida pela nova gestão, os servidores da Câmara Municipal de Nova Friburgo estão passando por exames periódicos de rotina. Após a conclusão da bateria de testes médicos com os servidores comissionados, os efetivos passam pela avaliação, realizada na sede da SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). A ação integra o Projeto Câmara Cuida, que dentre outras atividades a serem desenvolvidas, já ofereceu um dia de cuidados aos servidores.
De acordo com o Diretor de Recursos Humanos da Câmara, Carlos Renato, os exames periódicos são essenciais para avaliar a saúde física e emocional do colaborador, e orientá-lo sobre possíveis fatores de risco no ambiente de trabalho.
“Não apenas é uma forma de detectar doenças, como também de prevenção, já que se pode antecipar e prevenir acidentes e enfermidades. E, após um período de pandemia, é sempre importante estar atento as condições físicas e emocionais dos nossos servidores”, reforça.
Esse tipo de procedimento é regulamentado por legislação, e deve ser feito por todo o trabalhador cadastrado no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O Departamento de RH da Casa Legislativa, após análise geral, identificou a necessidade de fazer a revisão da saúde dos colaboradores. Além da saúde dos servidores, o procedimento também é importante para o cumprimento de todas as normas regulamentadoras.
“Os exames periódicos possuem uma característica preventiva de doenças do trabalho. A sua não realização pode gerar diversas consequências funcionais e laborais, ocultando algum tipo de doença, além das consequências fiscais por não cumprimento das normas regulamentadoras. É um novo passo para cumprir a solicitação do Presidente Max Bill, que nos pediu uma gestão de RH humanizada, na qual o servidor seja o nosso foco”, pontua.
Após a conclusão desta fase – com a implantação das informações no Serviço de Saúde Ocupacional (SST) -, novas etapas do Projeto Câmara Cuida serão traçadas, seguindo com a agenda de valorização dos colaboradores da Câmara.
“Nossa gestão foi pioneira neste procedimento na Câmara, onde visamos a qualidade do serviço prestado por nossos servidores. Para isso, a saúde é fundamental, seja física ou emocional. O próximo passo será a formatação dessas informações para implantar no Serviço de Saúde Ocupacional (SST), que junto aos Laudos Técnicos, vão resultar no cumprimento das obrigações do Speed Fiscal”, finaliza Carlos Renato.