Setor de moda íntima engajado na sustentabilidade

Evento será neste final de semana

O município de Nova Friburgo, receberá, entre os dias 15 e 17 de novembro, a segunda edição do Encontro de Bio Arquitetura (EBA), que tem por objetivo levantar discussões e trocas de experiências sobre formas efetivas de unir desenvolvimento, sustentabilidade e manejo de matérias primas nos mais diversos tipos de edificações e também no manejo e reaproveitamento de resíduos.

Através da exposição de experiências práticas e teóricas, o EBA pretende levantar questões que envolvem a preocupação com a saúde do ambiente projetado, utilizando tecnologias apropriadas que aproveitam recursos naturais como iluminação, ventilação e microclimas promovendo a obtenção de eficiência energética e redução de resíduos sólidos. Preocupado com as consequências da produção de toneladas de resíduos da indústria de moda íntima de Nova Friburgo, o Sindvest em parceria com o Instituto Serrano de Economia Criativa trará durante o Encontro de Bioarquitetura  Oficina do Projeto Eco Moda. 

O Projeto Eco Moda é uma iniciativa da Superintendência de Território e Cidadania, da Secretaria de Estado do Ambiente, em funcionamento desde setembro de 2012, na comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio. O foco do trabalho são cursos de qualificação profissional na área de moda sustentável que atende a jovens e adultos.

Através das atividades de corte e costura, modelagem, desenho de moda com moulage, estamparia com serigrafia e acessórios e bolsas e oficina de costura o projeto objetiva estimular a formação de uma nova consciência ambiental no que tange a moda. Esta, que é orientada pelo reaproveitamento de materiais recicláveis diversos, oriundos da indústria têxtil ou não tais como banners, retalhos, lonas e roupas sem serventia. 

O objetivo da realização da Oficina é promover consciência sobre a problemática do resíduo produzido diariamente pela indústria. Segundo Marcelo Porto, presidente do Sindvest, a possibilidade de realizar a oficina é oportuna neste momento que o Sindicato busca parcerias e caminhos para solucionar o grave problema. Esta parceria pretende, no futuro próximo,  trazer para Nova Friburgo o projeto integralmente. 

Ver anterior

Cadastro Ambiental Rural irá beneficiar produtores

Ver próximo

Audiência pública discutirá saneamento básico de Trajano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!