Setor têxtil é o segundo maior na geração de empregos do país

A Indústria Têxtil Brasileira é considerada a segunda maior empregadora do país, ficando atrás apenas dos setores de alimentação e bebidas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), atualmente no Brasil, há cerca de 25,2 mil empresas formais voltadas para este segmento. O país é considerado o maior representante da indústria no ocidente, e se destaca na plantação de algodão, fibras, desfiles de moda, tecelagens, entre outros tipos de confecção.

O setor é o responsável pela transformação de diversas matérias primas em uma série de produtos. A indústria têxtil, transforma, por exemplo, algodão em fibras, as fibras em fios, os fios em tecidos e os tecidos em moda. Todo esse processo faz do segmento complexo e também com uma técnica muito diversificada. As inovações no setor também são muito comuns, o que influencia diretamente a indústria da confecção, e moda e estilo.

Nas cidades da região serrana do Rio, o setor têxtil também está presente e é considerado uma atividade importante para a economia. Em alguns municípios, o número de confecções voltadas para a moda movimenta o comércio local e também influencia o mercado pelo país.

A cidade de Nova Friburgo, por exemplo, é conhecida como a Capital Nacional da Moda Íntima, por sua enorme produção têxtil com grande variedade de modelos e estilos. As marcas friburguenses já estão começando a competir com o mercado exterior e exportam, atualmente, cerca de 4,6 milhões de dólares. O município também é responsável por produzir 25% de toda a produção nacional de lingerie.

Bom Jardim também é um importante exemplo do avanço do setor têxtil na região e é influenciada principalmente pelo polo industrial de Nova Friburgo. O município é responsável por produzir insumos para a cidade vizinha e também muitas de suas fábricas prestam serviços terceirizados para outros estabelecimentos locais.

Outro município que merece destaque é Cordeiro, que desde os anos de 1990 e 2000 tem o seu desenvolvimento econômico influenciado pelo comércio e a fabricação de moda íntima. Recentemente, em 2019, a cidade fez questão de prestigiar os seus estabelecimentos comerciais voltados para a moda, participando do evento “Cordeiro Fashion Day”. Na ocasião, o desfile valorizou a Coleção Outono/Inverno das lojas cordeirenses.

Ver anterior

Governo Estadual antecipa recursos do Desenvolvimento Social

Ver próximo

Estado antecipa pagamento do salário de agosto para os servidores

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!