“Simbologia do Natal”, por Júlio Carvalho

Símbolos do Natal

Símbolos do Natal

Mais um Natal passou, espero que tenha sido comemorado como a maior festa da cristandade, com união, concórdia, harmonia e muito amor entre as famílias, pois aquele que nasceu em Belém é tão importante que foi um marco na humanidade, dividindo a história em antes e depois de Cristo.

O Natal possui uma riquíssima simbologia, toda ela revestida de profundo significado, nem sempre conhecido por aqueles que a utilizam, enfeitando suas casas, praças e ruas das cidades. Vejamos alguns.

01 – Anjo – Os anjos são seres espirituais, mensageiros de Deus, que na Bíblia surgem inúmeras vezes, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Na noite em que Jesus nasceu, um anjo anunciou aos pastores que zelavam por seus rebanhos:

O anjo disse-lhes: não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.” (Lc 2, 10-11).

02 – Estrela – Serviu para guiar os três magos que vieram do oriente para adorar Jesus, levando-os até Belém, daí ela ser conhecida como a Estrela de Belém. Ela também simboliza o próprio Jesus, a maior estrela que veio revolucionar a humanidade.

Os três magos do oriente significam que Jesus não veio somente para o povo de Israel, mas para toda a humanidade.

Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2, 1-2).

03 – Lâmpadas e velas – Significam que Jesus é a luz do mundo, que veio para vencer as trevas.

O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu.” (Jo 1, 9-10).

04 – Árvore de Natal – O pinheiro, bem verde, representa a vida trazida à humanidade por Jesus Cristo.

Consta que, em uma noite de Natal, Lutero orava em um jardim e, ao olhar para o alto, observou as estrelas cintilando através das folhas de um pinheiro, nascendo daí a ideia da árvore de Natal.

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá.” (Jo 11, 25-26).

05 – Guirlandas – Surgiram em Roma, na antiguidade, sendo um sinal de boas-vindas. Sendo circulares representam um amor infinito, que jamais termina simbolizando o amor de Jesus.

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” (Jo 15, 12-13).

06 – Sinos – Simbolizam o anúncio do nascimento de Jesus. A sonoridade dos sinos também está presente nas músicas natalinas.

07 – Bolas – Representam a abundância. Outrora eram colocadas frutas verdadeiras que as crianças saboreavam no dia de Natal.

08 – Papai Noel – A origem dessa figura natalina está ligada a um cidadão de nome Nicolau, para alguns um monge e para outros um bispo, que nas noites geladas de Natal, saía colocando moedas de ouro nas casas das pessoas mais pobres; uns dizem que era na Rússia, outros na Turquia. Foi transformado em São Nicolau.

Os norte-americanos, por interesses comerciais, modernizaram o Papai Noel, transformando-o em um símbolo do Natal, todavia não podemos permitir, jamais, que ele ofusque a figura do Menino Jesus, imagem central e grande estrela do Natal.

09 – Coroa do Advento – É um círculo florido, com quatro velas; sendo acesa uma em cada domingo nas missas do Advento, anunciando que o nascimento de Jesus está se aproximando.

10 – Presépio – É a mais autêntica e religiosa representação do nascimento de Jesus. O primeiro Presépio foi criado por São Francisco de Assis, na Itália, no ano de 1223, portanto há 800 anos.

Nos presépios estão representados todas as figuras citadas nos Evangelhos: a Sagrada Família, os animais do estábulo, os pastores com seus carneiros, os Magos, a Estrela de Belém, pessoas que acorreram ao local do grande acontecimento e o anjo que proclamou:

Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade.” (Lc 2,14).

Que no próximo Natal, antes de se encantar com as belezas dos símbolos, cada um analise o significado dos mesmos, pois todos foram criados para louvar Jesus.

 

Júlio Marcos de Souza Carvalho é médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo
Júlio Marcos de Souza Carvalho é médico, ex-vereador e ex-provedor do Hospital de Cantagalo e atualmente é auditor da Unimed de Nova Friburgo

Ver anterior

Contas de 2022 de cinco municípios recebem parecer prévio favorável à aprovação

Ver próximo

Informe JR – Edição 1710 – 21 a 27/12/2023

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!