Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A programação cultural da Festa dos Carecas, que completou 105 anos de tradição, foi encerrada com retreta especial da Sociedade Musical 15 de Novembro, agremiação musical de Cantagalo que completará 100 anos em novembro deste ano. O concerto foi realizado na noite do último domingo, 29 de junho, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro da cidade.
A retreta, com regência do maestro e arranjador Celso Guimarães, brindou o público presente com um repertório bem selecionado, composto por 17 canções, entre valsas, dobrados, marchas, baladas, boleros e Música Popular Brasileira (MPB). Do total de canções executadas, cinco contaram com participação especial do cantor Binha Brasil: Hey, Esse cara sou eu, Máscara negra, Avenida iluminada e Não me digas nada.
A apresentação contou com suporte dado pela Prefeitura de Cantagalo, como palco e som, numa parceria entre as secretarias municipais de Cultura e de Turismo e Esportes. Os respectivos secretários Cristiane Robadey e Raphael Jevaux estiveram presentes, além do prefeito Saulo Gouvea (PT).
De acordo com o presidente da entidade, Sérgio Campanate, para marcar o centenário da banda, o mês de novembro terá uma programação especial, que contará com parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. “Estamos programando a inauguração do museu da banda, um espaço dedicado a contar a história da Sociedade Musical 15 de Novembro ao longo da sua bela história. Além disso, vamos receber várias bandas, que serão convidadas a comemorar a data conosco. A cada final de semana do mês de aniversário da banda, traremos uma atração com participação de uma agremiação musical convidada. Os músicos também receberão novo uniforme e até o repertório da nossa banda será revisto, atualizado e ainda mais enriquecido”, adiantou Sérgio Campanate.
Já o maestro Celso Guimarães disse que a banda sempre procurou manter viva a arte da música, o que faz a diferença na história da instituição. “Não devemos, de forma alguma, deixar a cultura musical esvaziar-se. Felizes são as cidades que mantêm viva a história das suas bandas de música. E Cantagalo é um exemplo, pois, graças aos esforços dos músicos e maestros que passaram e que estão na banda, a Sociedade Musical 15 de Novembro mantém-se de pé, viva e pronta para o seu centenário”, destacou.