Sociedade Musical 15 de Novembro faz 100 anos em 2014

No último dia 15, banda se apresentou no Centro de Cantagalo, marcando os 98 anos de fundação. Entidade nasceu da união de duas bandas rivais

A Sociedade Musical 15 de Novembro, de Cantagalo, completará seus 100 anos de fundação em 2014. A banda é considerada uma das mais importantes da região e também do estado do Rio de Janeiro. No último dia 15 de novembro, a banda de música marcou, de forma simples, com apenas uma retreta no Centro da cidade, o seu aniversário de 98 anos de fundação. A retreta foi realizada à noite, em pleno feriado de proclamação da República, data que também marca o dia de fundação da entidade, que percorreu as ruas do Centro, fez uma parada em frente à Rua Honório Pacheco (antiga Rua do Rosário), onde tocou por alguns minutos, até seguir para a Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz.

A parada na esquina das ruas Getúlio Vargas e Honório Pacheco tem uma razão especial: o local é próximo ao antigo bar de propriedade de Eudorico Alves, que, em 1914, serviu de palco para a reunião de um grupo de músicos de duas bandas até então rivais – Flor de Maio e 7 de Setembro –, que haviam encerrado suas atividades após Cantagalo ter sido assolada, entre os anos de 1913 e 1914, por uma epidemia de febre amarela. Segundo João Nicolau Guzzo, no livro ‘O Sobrado – Memórias e Histórias de uma Geração…’, editado em 1998, o local de funcionamento do bar, na verdade, “era exatamente em frente à (atual) Rua Nicolau Guzzo, (…) ponto de encontro da sociedade cantagalense.” O inconformismo dos músicos de ambas as bandas levou à decisão de se fundar uma nova banda de música: surgia a Sociedade Musical 15 de Novembro, que levou esse nome em alusão à data da reunião na qual se decidiu pela sua criação.

A primeira retreta da banda, em 1914, foi realizada no Centro da cidade, após os músicos convidarem as pessoas de porta em porta, anunciando o surgimento da nova agremiação musical. Outro detalhe interessante é que a primeira apresentação se deu sem nenhum tipo de ensaio, sem repertório específico e sem uniforme, cada um vestido de um jeito.

A sede própria da Sociedade Musical 15 de Novembro, na Rua Dr. Júlio Santos, no Centro da cidade, foi erguida sob um terreno doado pelo casal Manoel Martinez Corbal e Elvira de Castro Corbal, que também auxiliaram na manutenção da banda por vários anos. Hoje, a sede foi reformada e ampliada, ganhando, inclusive, um segundo piso. O térreo, atualmente, está alugado para a Câmara Municipal, onde estão sendo realizadas, todas as terças e quintas-feiras, as sessões da Câmara Municipal, que teve o seu plenário, na Rua Chapot Prevost, interditado pela Defesa Civil por conta do comprometimento da estrutura, que ainda é de pau-a-pique, já que o prédio do Legislativo é uma construção que data do século XIX.

Ver anterior

Um dentista e um médico irão administrar Cantagalo e Cordeiro

Ver próximo

Trajanense será técnico do Rio nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!