Fundada em 15 de novembro de 1914, a Sociedade Musical 15 de novembro é uma das grandes instituições musicais do Estado de caráter cultural, sem fins lucrativos, e busca garantir o desenvolvimento da arte musical. A instituição realiza vem cumprindo a sua finalidade estatutária, sem interrupção, participando de eventos , festividades religiosas, civis e esportivas realizadas na cidade de Cantagalo, seus distritos e cidades vizinhas.
No município, a instituição também tem um projeto de ‘música nas escolas’, que inicialmente, começou na Escola Municipal Belliene Dolival e no Colégio Estadual Maria Zulmira Torres.
“O que pra nós já é um sucesso, pois nossa escola já conta com vários alunos iniciando o estudo musical, vamos ainda visitar toda a rede Municipal e estadual do Município”, garante o coordenador Sergio Campanate.
Com o projeto, a banda fornece aula gratuita, e também todo o aparato de instrumentos e acessórios .
“Contamos com nosso músico e amigo da banda, Rodrigo de Sá Tavares que incansavelmente tem abraçado esse projeto” concluiu Campanate.
A Sociedade Musical 15 de novembro tem em funcionamento em sua sede, a escola Municipal de Música Isolino Alves, cujas aulas acontecem todas às quartas .
“Ao Longo dos tempos temos observado que a nossa Banda está envelhecendo , necessitando urgentemente de renovação, com essa perspectiva a Sociedade Musical através de sua diretoria, através de um projeto ousado , em parceria com a Secretaria Municipal de Educação que tem aberto as portas das escolas para fazer um convite especial aos alunos da rede Municipal e estadual para ingressar em nossa Escola”, afirma o músico e ex-presidente da Banda, Sérgio Campanate.