Exposição “Mulheres e o Carnaval” resgata protagonismo feminino na maior festa popular do Brasil
A Sociedade Musical 8 de Dezembro, considerada uma das instituições mais antigas do município de Duas Barras, realizou no dia 23 de novembro, a eleição da nova diretoria e conselho fiscal para o biênio 2024/2025. A ação foi realizada na sede da banda em assembleia geral.
A assembleia foi presidida por Ana Luiza Coelho Kfouri e secretariada por Mirna Poubel da Conceição. A diretoria eleita, por aclamação (chapa única), foi composta pelos seguintes membros: Leonardo de Souza Cunha (Presidente); Jorge Adriel Guimarães de Moraes (Vice Presidente); Luiz Carlos da Costa Ferreira Neto (Primeiro Secretário); Ailton José Táboas (Segundo Secretário); Marcelo Souza da Graça (Primeiro Tesoureiro); Luana Cirino Prudencio (Segunda Tesoureira); Elci Vieira de Souza (Procuradora); e Manoel de Souza (Subprocurador).
Já o conselho fiscal da instituição foi composto pelos titulares: Belkis Emília Alves Soares;
Lucas Chaboudet Leite; Maria da Conceição de Oliveira Calvo; Noemi Kfouri de Freitas; e Paulo Cesar de Barros. Além disso, foram eleitos como suplentes: José Adilson da Silva; Maria Helena Machado; e Rubens Lack.
A Sociedade Musical 8 de Dezembro
A Sociedade Musical 8 de Dezembro é a instituição cultural mais antiga de Duas Barras. Além disso, ela é considerada um Patrimônio Cultural Imaterial por meio da Lei Municipal n°1.255. Dentre tantas funções e iniciativas artísticas, a organização oferece aulas gratuitas de iniciação musical, teoria e prática em diversos instrumentos, e tem a missão social de inserir jovens e adultos no mundo da música.
A instituição também é considerada pioneira na região e completou, em dezembro de 2021, 100 anos de história.