Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Sociedade Musical 8 de Dezembro, banda mais antiga de Duas Barras, Região Serrana do Rio, poderá ser declarada como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado. O reconhecimento proposto pelo deputado Renato Zaca (PL), através do projeto de lei 3764/2021, foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na sessão do dia 13 de dezembro. A pauta volta em redação final.
Fundada em 8 de dezembro de 1921, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município de Duas Barras, a Sociedade Musical é um espaço cultural que oferece gratuitamente aulas de teoria e prática musicais para crianças e jovens.
“A Sociedade Musical 8 de Dezembro cumpre um importante papel de difundir a cultura no município. Além disso, oferece formação de qualidade, tanto que já preparou músicos para a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro. E, atualmente, três jovens da banda foram selecionados para as Forças Armadas por sua formação. O título é um reconhecimento por tudo que representa nesses mais de cem anos“, justifica Renato Zaca.
A banda é composta por 25 musicistas, com idade que varia de 10 a 91 anos. Tem como lema: “Um por todos, todos por um”. Em sua sede própria, construída em 1954, a centenária banda conserva um acervo de imagens marcantes da sua história, além de troféus e títulos conquistados em concursos e encontros de bandas em âmbito estadual.
Confira o projeto na íntegra neste link.